Sociedade

Ministra Alexandra Leitão inaugurou hoje a Loja de Cidadão em Leiria

19 dez 2019 17:00

Espaço acolhe o Espaço Cidadão, Instituto dos Registos e Notariado, Segurança Social, Autoridade Tributária, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria e Contact Center da Agência para a Modernização Administrativa.

ministra-alexandra-leitao-inaugurou-hoje-a-loja-de-cidadao-em-leiria
Antigas instalações da Zara/antigo Paço Episcopal acolhem Loja do Cidadão
Elisabete Cruz

Foi inaugurada esta quinta-feira em Leiria a Loja de Cidadão, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

Segundo nota da autarquia, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou a abertura deste espaço na cidade “um momento de viragem no diálogo entre cidadão e Administração Pública e também entre a administração central e local, com benefícios óbvios para o cidadão”.

Segundo a mesma fonte, a funcionar desde segunda-feira, foram atendidas, na nova Loja do Cidadão de Leiria, nos três primeiros dias mais de 1.750 pessoas, que têm à sua disposição diversos serviços de apoio ao cidadão permitindo maior celeridade em diversos actos, da renovação do Cartão do Cidadão, ao pagamento da conta da água e sanemamento ou de impostos.

As primeiras lojas do Cidadão em Portugal abriram em 1999, em Lisboa, nas Laranjeiras, e no Porto. Leiria foi das últimas capitais de distrito a receber um equipamento deste tipo, 20 anos depois.