Sociedade

Museu da Batalha lança livro multiformato acessível a todos

17 nov 2022 16:50

Obra será lançada no dia 3 de Dezembro, no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

museu-da-batalha-lanca-livro-multiformato-acessivel-a-todos
O livro será apresentado a partir das 14:30 horas
Ricardo Graça/Arquivo

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) celebra o Dia da Pessoa com Deficiência, no dia 3 de Dezembro, com o lançamento do livro multiformato intitulado Saltos no tempo – uma visita especial ao MCCB.

A publicação junta a história da autoria da investigadora em acessibilidade cultural, Desirée Nobre a diversos recursos multiformato, como o braille, pictogramas, relevo, Língua Gestual Portuguesa, audio-descrição, entre outros, informa uma nota de imprensa. 

O programa contempla ainda a revelação dos autores das ilustrações seleccionadas e que integram a publicação, no seguimento de um concurso realizado com essa finalidade, dirigido às crianças do concelho. 

O livro foi produzido pelo CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, entidade que presta serviços de apoio à comunidade na área da acessibilidade digital e na criação de equipamentos, recursos e estratégias de utilização, adequadas às necessidades do cidadão com deficiência.

O Município da Batalha e o MCCB contaram ainda com a colaboração do Agrupamento de Escolas da Batalha e da Casa do Mimo - Centro Lúdico e Ocupacional para Crianças e Jovens com Necessidades Especiais para a realização deste projecto que agora se lança ao público.

A iniciativa integrará uma visita dançada, a cargo da bailarina profissional Inesa Markava que, através de uma performance criada a partir da colecção do museu, envolverá o público no percurso de um “museu imaginário”.