Economia

Novo sistema no Vale do Lis rega área equivalente a 300 campos de futebol

7 jul 2023 20:00

O Vale do Lis acaba de entrar na primeira fase de uma revolução nas técnicas agrícolas utilizadas na região. Um novo sistema de rega em pressão permite poupar água com gota-a-gota, aspersão e micro-aspersão

novo-sistema-no-vale-do-lis-rega-area-equivalente-a-300-campos-de-futebol
Segunda fase das obras irá intervencionar mais 361 hectares de regadio
DR
Jacinto Silva Duro

A Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis está a colocar em funcionamento a primeira fase do novo sistema de rega com água em pressão que, no actual cenário de falta de água, irá permitir poupar os recursos hídricos, além de potenciar a produção, através de uma gestão racional da produção agrícola.

Nesta primeira campanha, o sistema instalado no Bloco Um ou Bloco do Boco, na zona da freguesia da Vieira de Leiria, numa área que pertence ao concelho da Marinha Grande, permite fazer chegar a água a 288 hectares de terrenos, o equivalente a cerca de 300 campos de futebol.

“E já temos já outro bloco [Salgadas] quase a entrar em obra, com 361 hectares e um investimento de mais de oito milhões de euros. Os trabalhos deverão começar a breve trecho, assim que forem ultrapassadas algumas questões processuais”, afirma Henrique Damásio.

O administrador-delegado da associação de regantes adianta que o investimento apenas no Bloco do Boco, foi de cerca de seis milhões de euros.

O perímetro hidroagrícola do Vale do Lis conta com mais de 2000 hectares.

Novas culturas ou melhoria da produção torna-se possível com a utilização de técnicas como a gota-a-gota, a aspersão ou a micro- -aspersão. Um dos grandes investimentos foi na melhoria do funcionamento da estação de bombagem que, tal como um coração, impele a água através das “artérias” instaladas nesta secção do Vale do Lis.

“Isto é um sistema em pressão, ou seja, quando os nossos associados abrirem a torneira, a água vai sair com, mais ou menos a mesma pressão que temos nas torneiras em nossa casa”, explica o administrador-delegado da associação.

O número

6

milhões de euros foi o custo dos
trabalhos para a criação da
infra-estrutura que serve o Bloco
do Boco

À medida que a água for sendo utilizada, automaticamente, a estação de bombagem vai compensando as perdas de pressão e à medida que outros regantes acedam ao sistema e comecem tamb

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ