Viver
Ourém investe para tornar museu municipal mais inclusivo
O novo projecto do Museu Municipal de Ourém vai garantir que a visita é acessível a um maior número de pessoas
Com um prazo de execução de 10 meses após a assinatura do contrato, o projecto “Museu + Acessível - Áudio Guia e Website Inclusivo” canaliza para o Museu Municipal de Ourém (MMO) um valor de aproximadamente 42 mil euros proveniente do programa ProMuseus da Rede Portuguesa de Museus.
A cerimónia protocolar do concurso de 2023 do ProMuseus realizou-se no final de Outubro em Lisboa.
Segundo o Município de Ourém, em causa está a “disponibilização de soluções de comunicação inclusiva, que permitam a todas as pessoas fruírem das experiências existentes nos vários espaços do MMO”.
Ainda de acordo com a autarquia, “está actualmente a ser finalizado o procedimento de contratação” da empresa que será responsável pela execução do projecto.
“Quer seja através do site oficial do MMO, que será dotado de ferramentas que o tornem mais acessível, ou da aplicação para smartphone que permitirá uma visita mais inclusiva, todos poderão usufruir de uma visita inclusiva”, detalha o gabinete de comunicação da Câmara de Ourém na resposta por escrito enviada ao JORNAL DE LEIRIA.
“Com este projecto, os vários espaços do MMO ficam acessíveis a todos os públicos, com particular atenção às questões de acessibilidade a cidadãos com necessidades especiais”, pode ler-se no texto.
Assim, o Museu Municipal de Ourém passará a disponibilizar um site institucional “cumpridor das regras de acessibilidade, permitindo que pessoas com necessidades especiais acedam a informações sobre as visitas e colecções do museu”.
Por outro lado, será também possível proporcionar ao visitante uma leitura acessível dos núcleos expositivos e interpretativos do MMO, de forma intuitiva e acessível, com linguagem simples e inclusiva para os públicos de diferentes grupos etários, formação e interesses.