Economia

Periplast cria solução amiga do ambiente

3 jun 2024 09:00

Empresa do Grupo Poço criou equipamento inovador, que permite aos seus clientes reaproveitar plásticos não recicláveis

periplast-cria-solucao-amiga-do-ambiente
Carlos Poço e Daniel Sousa
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

A Periplast, empresa do Grupo Poço, de Leiria, criou um equipamento inovador que permite aos seus clientes reaproveitar plásticos não recicláveis. A tecnologia tem feito sucesso, sobretudo no exterior, onde velhos relvados sintéticos, máscaras cirúrgicas e outras misturas de plástico se transformam em muretes para estábulos, mobiliário urbano, entre tantas outras possibilidades.

Carlos Poço, CEO do Grupo Poço, e Daniel Sousa, director comercial da Periplast, explicam ao JL que este equipamento foi pensado para dar solução à mistura de plásticos diversos. “A maior parte dos plásticos são recicláveis, mas se misturarmos vários tipos e se tiverem contaminações, já não há reciclagem possível”, introduz Carlos Poço.

Até agora, ou eram “encaminhados para aterro, que é mau destino, ou usados em combustível, com o inconveniente de produzirem C02”, prossegue. “Através desta solução nós vamos dar mais uma vida a esses produtos”, refere o CEO do grupo.

“Mobiliário urbano, barrotes ou espigas para vinhas já existem há muito tempo, mas nós fizemos uma máquina onde se usam plásticos misturados e não a matéria-prima virgem”, salienta.

“O nosso processo de fabrico é por extrusão. Fizemos um carrossel que produz peças com 4 metros, que arrefecem durante o processo de enchimento de outros moldes”, especifica o empresário.

O protótipo começou a funcionar ainda no ano passado. Já este ano, a tecnologia foi apresentada na feira NPE, em Orlando, nos Estados Unidos. A máquina custa cerca de 400 mil euros e tem tido êxito no mercado internacional. Presentemente, a Periplast está a construir a sétima máquina, conta Daniel Sousa.

Quando foi adquirida por Carlos Poço, em 2013, a Perisplast, que foi pioneira na extrusão de plástico, estava à beira de encerrar. Na última década, a Periplast adoptou uma estratégia, de apostar em menos produtos, mas em artigos mais inovadores, alcançando uma situação de saúde financeira.

Conta hoje com cerca de 30 colaboradores (muitos dos recursos são partilhados com o Grupo Poço), exporta mais de metade do que produz, sobretudo para o Reino Unido, tendo registado em 2023 um volume de negócios de 4,3 milhões de euros, acima do ano anterior. “Estamos hoje em condições de crescer”, notam os responsáveis.