Viver

Pianista de Leiria é o novo director da Casa de Portugal em Paris

1 set 2023 15:34

Vai dirigir a Casa de Portugal André de Gouveia na cidade internacional universitária de Paris

pianista-de-leiria-e-o-novo-director-da-casa-de-portugal-em-paris
Natural de Leiria, João Costa Ferreira reside há vários anos em França
Ricardo Graça

Fundada em 1967, a Casa de Portugal André de Gouveia tem um conselho de administração presidido pela Fundação Calouste Gulbenkian e está situada na cidade internacional universitária de Paris.

A partir de hoje, vai ser dirigida pelo pianista e investigador João Costa Ferreira, que é originário de Leiria e reside em França há vários anos.

O novo director explica numa nota partilhada online que fica “responsável pelo acolhimento e acompanhamento de cerca de 170 estudantes universitários e pela programação da Sala Pessoa, montra privilegiada das culturas portuguesa e lusófonas em Paris”.

João Costa Ferreira salienta que “a Casa de Portugal tem acolhido importantes gerações de artistas, investigadores e responsáveis políticos” e elogia o trabalho da sua antecessora, Ana Paixão, que “ao longo dos últimos doze anos, exerceu um trabalho exemplar fazendo da Casa de Portugal um espaço de convivência científica, cultural e artística” e “um espaço de diálogo e de tolerância”, considera.

A família de João Costa Ferreira mudou-se de Ourém para Leiria quando o pianista e investigador (que nasceu em Coimbra em 1986) tinha apenas alguns meses. Aos 11 anos, começou os estudos de piano no Orfeão de Leiria, com o professor Luís Batalha.

Embora o seu repertório abranja todos os estilos desde o barroco, João Costa Ferreira especializou-se na música do século XIX e da primeira metade do século XX. Tem tido um papel activo na reabilitação e valorização do património musical português através da publicação e gravação das obras de José Vianna da Motta.

Vive desde 2005 em França, onde obteve o diplôme supérieur d’exécution da École Normale de Musique de Paris e a licenciatura, o mestrado e o doutoramento em Música e Musicologia pela Sorbonne Université, sobre a obra de José Vianna da Motta.

Dá concertos com regularidade e tem vários discos editados.