Viver

Reportagem na Ucrânia vale prata em Paris para fotojornalista da Nazaré

25 ago 2023 11:38

Fotografias de guerra captadas por Rui Caria em destaque no concurso internacional PX3

reportagem-na-ucrania-vale-prata-em-paris-para-fotojornalista-da-nazare
“The Other Heroes” (foto de Rui Caria) regista uma operação de resgate em Bakmhut
Rui Caria

“Dedico estes dois prémios ao povo ucraniano que sofre, há anos, as atrocidades da guerra”, escreve Rui Caria, numa nota de agradecimento, publicada nas redes sociais.

O fotojornalista natural da Nazaré, que colabora com a SIC desde 2006, foi duplamente reconhecido no concurso Le Prix de la Photographie de Paris (PX3) por imagens captadas na Ucrânia.

A fotografia The Other Heroes” recebeu a prata na categoria “Press / War – Profissional” e mostra uma operação de busca por sobreviventes num bairro residencial de Bakmhut, entre bombardeamentos, num dia em que pelo menos sete pessoas morreram.

Já a série “Anachronism”, com 10 fotografias também realizadas na Ucrânia, entrou na categoria especial “The State of The World”, num conjunto de 30 projectos seleccionados pelo curador Hossein Farmani.

Segundo Rui Caria, “The Other Heroes” e “Anachronism” serão apresentados e expostos em Paris e “Anachronism” percorrerá o mundo, durante um ano, em diversas exposições, com ambos os trabalhos a constarem no livro anual do concurso PX3.