Economia
Restaurador de livros mantém ofício vivo a partir de atelier em Óbidos
Paulo Duarte recupera e encaderna livros há mais de 30 anos
Às mãos experientes de Paulo Duarte chegam livros de vários feitios, degradados, rasgados, mal amanhados com fita-cola, e que, graças à sua paciência e perícia, saem do atelier com ar renovado, em Óbidos. Paulo Duarte é encadernador e restaurador de livros há mais de 30 anos, um ofício que aprendeu com a família, mas que, lamenta, dificilmente terá a quem ensinar.
O avô de Paulo Duarte tinha uma oficina de encadernação, em Lisboa, onde a sua mãe chegou a trabalhar. Depois da morte do avô, e com a extinção da oficina, a mãe de Paulo passou a trabalhar numa gráfica, em Caldas da Rainha. “Eu próprio cheguei a trabalhar numa gráfica e a minha mãe foi-me ensinando. Assim como outro senhor, que também lá trabalhava”, recorda Paulo Duarte.
Tempos depois, decidiu avançar com o seu próprio negócio. “Restaurar é um trabalho muito complexo, porque há livros que chegam em muito mau estado.” Entre aqueles que mais dores de cabeça lhe deram está um missal, que demorou
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.