Sociedade
Sofia falou com 3.370 utilizadores do Politécnico de Leiria
Assistente virtual facilita o acesso à informação e o atendimento à comunidade académica
Chama-se Sofia e foi criada para facilitar o acesso à informação, simplificando a disponibilização de conteúdo através das dúvidas e questões colocadas, e melhorar o modelo de atendimento dos serviços do Politécnico de Leiria.
Após oito meses de utilização, o chatbot, disponível no website da instituição, registava o contacto com 3.370 utilizadores e a troca de 17.470 mensagens/questões recebidas, tendo o bot entendido 90% das perguntas, refere uma nota do Politécnico de Leiria.
Segundo o comunicado, o Politécnico de Leiria é uma das primeiras instituições de ensino superior em Portugal a proporcionar um assistente virtual disponível 24 horas por dia e acessível em qualquer lugar, desde que exista uma ligação à Internet, facilitando, assim, uma "comunicação ágil com a comunidade académica e a sociedade em geral".
"A necessidade desta ferramenta digital surgiu face ao elevado volume de solicitações e a necessidade de encontrarmos soluções digitais inteligentes e complementares ao atendimento presencial. Integrado num claro investimento na melhoria da qualidade dos serviços, sustentabilidade e trabalho em rede, o Politécnico de Leiria tem vindo a apostar na modernização e na melhoria contínua dos seus serviços e infraestruturas de suporte. Esta estratégia de transformação digital está alinhada com os desafios globais da sustentabilidade, digitalização, resiliência e coesão social", afirma Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.
O chatbot foi desenvolvido de forma colaborativa com a Inetum, com base numa solução própria de inovação da empresa, o BotFoundry, que permite gerir os conteúdos integrados e assegurar o processamento de uma linguagem natural.
"Através de serviços de inteligência artificial e de machine learning, esta solução está em constante e intensa formação de modo a estar preparada para responder às dúvidas de estudantes e outros utilizadores. Desta forma, é possível melhorar as respostas de acordo com o tipo de questões que são efetuadas e o nível de satisfação em relação aos resultados obtidos", esclarece Abel Costa, managing director Portugal & Group VP da Inetum.
Rui Pedrosa explica que o projecto "envolve um estudo piloto inovador de utilização da tecnologia chatbot nas actividades pedagógicas, com estudantes e outros utilizadores, explorando-se assim novos caminhos da utilização da Inteligência Artificial no ensino".
Para a concretização dos objectivos traçados pelo Politécnico de Leiria, têm sido fundamentais os Sistemas de Apoio à transformação digital da Administração Pública – Apoios SAMA – através dos quais foram alcançadas melhorias significativas em áreas como: o Datacenter e a segurança física dos dados e das plataformas; a Digitalização dos Processos, com evoluções ao nível da gestão dos pedidos ou registos de presença, e uma nova Intranet para centralização dos processos; a Virtualização, para um posto de trabalho mais seguro, com menor consumo energético; os Sistemas de Apoio à Gestão; e a Cibersegurança, refere ainda a nota.
"É como parte integrante deste plano estratégico, com o objectivo de melhorar o modelo de atendimento, que surge o chatbot Sofia, integrado no campo INTELLIGENCE, de Inteligência Artificial. Um projecto que integra a componente da inovação e abre portas para novas evoluções, a par da melhoria na satisfação da nossa comunidade académica",destaca o presidente do Politécnico de Leiria.
No âmbito do SAMA, entre os projetos mais recentes, destacam-se o INTELLIGENCE (onde se enquadra o assistente virtual do Politécnico de Leiria), o INTERAGE, o CIENT e o SAS SOCIAL, num valor global de investimento próximo dos cinco milhões de euros.