Sociedade

Sondagem da CNN dá vitória a Clinton no debate contra Trump

27 set 2016 00:00

Hillary Clinton culpou as armas pela violência que atinge a comunidade afro-americana enquanto o seu rival, Donald Trump, pediu “lei e ordem” para acabar com a tensão entre negros e polícia.

sondagem-da-cnn-da-vitoria-a-clinton-no-debate-contra-trump-5081

A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, venceu hoje o primeiro debate contra o seu rival nas eleições de novembro, o republicano Donald Trump, de acordo com 62% dos inquiridos numa sondagem da televisão norte-americana CNN. 

Entre os inquiridos, 41% identificou-se como democrata, enquanto 26% disse ser republicano. Os restantes disseram não ter filiação política. 

Apenas 27% dos 521 inquiridos, todos eleitores registados, disse que foi Trump quem se saiu melhor no debate, realizado na Universidade de Hofstra (Nova Iorque), na segunda-feira à noite. 

Trump e Clinton vão voltar a debater nos próximos dias 9 e 19 de Outubro, em San Luis (Missouri) e em Las Vegas (Nevada), respetivamente.

 

Durante o debate, a candidata democrata, Hillary Clinton, culpou as armas pela violência que atinge a comunidade afro-americana enquanto o seu rival, Donald Trump, pediu “lei e ordem” para acabar com a tensão entre negros e polícia.

“Há duas palavras que a secretária Clinton não quer usar, que são lei e ordem”, salientou Trump, durante o primeiro debate entre os dois candidatos, em que considerou que a polícia “tem medo que fazer alguma coisa”, sendo por isso que se multiplicaram os tiroteios em cidades como Chicago.

Sobre o tema, Clinton propôs três medidas contra a tensão racial: restabelecer a confiança entre a polícia e as comunidades afro-americanas, treinar os agentes e combater a “epidemia” da violência armada, que ceifa, de forma desproporcionada, a vida de jovens afro-americanos.

Ainda em questões raciais, Clinton acusou o seu rival na corrida deste ano à Casa Branca de lançar a sua carreira política através do apoio à teoria “racista” que questionou a cidadania do actual Presidente norte-americano, Barack Obama.

Segundo a ex-secretária de Estado, Trump tentou recentemente fechar o assunto ao admitir que o Presidente nasceu, de facto, nos Estados Unidos, como forma de evitar embaraços.

“Mas isto não pode ser descartado tão facilmente. Ele realmente começou a sua actividade política com base nesta mentira racista de que o nosso primeiro Presidente negro não é um cidadão norte-americano”, afirmou Clinton, durante o debate da campanha para as eleições de novembro, que decorreu em Nova Iorque.

A candidata pelo Partido Democrata criticou ainda Trump por declarações e atitudes em relação às mulheres.

Segundo Clinton, Trump dirigiu já diversos insultos às mulheres e "disse que a gravidez é uma inconveniência para as empresas e que as mulheres não merecem ganhar o mesmo salário do que os homens".

A ex-secretária de Estado lembrou que Trump, que antes organizava os concursos de Miss Estados Unidos e Miss Universo, chamou "miss porquinha" e "miss dona de casa" a uma concorrente de origem venezuelana.

Ao longo do debate, Trump tratou a sua rival por "secretária Clinton", numa referência ao cargo que ocupou no Governo norte-americano, enquanto Hillary Clinton o tratou por Donald.

Agência Lusa