Economia
Startup Leiria abre pólos e empresas recebem apoios da Call Leiria
Call Leiria Crescimento investe 5,5 milhões de euros

A Portugal Ventures divulgou que,no âmbito das duas edições da Call Leiria Crescimento, as empresas incubadas na Startup Leiria, Bhout, Glartek, Leadzai e a Mantis AI foram investidas num total de 5,5 milhões de euros.
A Bhout já havia sido investida em 2022, no âmbito da INNOV-ID.
As regras da call prevêem um investimento entre 250 mil euros a 1,5 milhões de euros por empresa – nas fases seed, startup, later stage venture, nas séries A, B e C -, com sede no território abrangido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria ou que aí se pretendam estabelecer.
A Portugal Ventures anunciou também que as candidaturas para a terceira edição desta call decorrem até 18 de Maio.
As duas primeiras edições, entre Junho de 2024 e Janeiro deste ano, receberam 89 candidaturas, comum montante de investimento solicitado de 64,1 milhões de euros, maioritariamente para os temas “digital e tecnologia” e “indústria e tecnologia”.
Estes investimentos são realizados pela Portugal Ventures através do Fundo de Capital de Risco “Região de Leiria Crescimento”, parceria entre o BPF, no âmbito do Programa de Venture Capital apoiado pelo PRR, a Associação Empresarial da Região de Leiria – Câmara de Comércio e Indústria e empresas da região.
“Queremos que o Fundo Regional de Leiria seja um exemplo a replicar em outras regiões do País. Vamos continuar a explorar o potencial de inovação de Leiria, investindo em empresas inovadoras, que tragam valor acrescentado para a região”, diz Pedro de Mello Breyner, vogal do executivo da Portugal Ventures, citado em comunicado.
Startup Leiria abre Pólos em Alcanena, Alcobaça e Porto de Mós
A Startup Leiria e o seu ecossistema também continuam em expansão.
No dia 28 de Maio, segundo informa o director-geral, VítorHugo Ferreira, esta estrutura de apoio a novos negócios que incuba 160 startups nacionais e internacionais, criadoras de mil postos de trabalho e cujo volume de negócios conjunto ascende aos 56 milhões de euros, abrirá um pólo no concelho de Alcanena, designado Tear Alcanena.
O responsável adianta que, a curto prazo, também está prevista a abertura dos pólos da Startup Leiria no complexo do parque de negócios da cidade de Alcobaça (antigo espaço da incubadora, junto à cooperativa), e, no concelho de Porto de Mós, será “parceira da dinamização” do espaço Real Factory Porto de Mós – Creative Hub,com o município local.
Sobre o Tear Alcanena, a criação da estrutura, que pode acolher 20 startups, deu o primeiro passo em Novembro de 2024, durante a WebSummit, com a assinatura de um protocolo de colaboração.
A meta passa por criar uma incubadora de empresas das áreas da logística, economia circular ligada à indústria do couro e agro-alimentar, agritech e i4.0, turismo ou indústrias criativas, naquele concelho, além do desenvolvimento de programas de aceleração e bootcamps, organização de eventos para atrair investimento e fomentação de inovação, preparação e submissão de candidaturas aos vales de incubadoras, entre outros fins.