Economia

Startups e scaleups de Caldas da Rainha isentas de derrama após acordo com Startup Portugal

12 mai 2025 12:00

Medida promove fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo local

startups-e-scaleups-de-caldas-da-rainha-isentas-de-derrama-apos-acordo-com-startup-portugal
Nove municípios assinaram acordo com a Startup Portugal

O município de Caldas da Rainha assinou acordo com a Startup Portugal, durante a SIM Conference 2025, no Porto, onde as empresas reconhecidas como startups e scaleups com sede neste município vão passar a beneficiar de isenção de derrama municipal.

O acordo estratégico, que junta Caldas, Vila Nova de Famalicão, Esposende, Belmonte, Cadaval, Coruche, Paços de Ferreira, Penela e Vila Viçosa à Startuo Portugal, conta já com 31 municípios e tem como meta o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo local.

Além da isenção da derrama, o memorando prevê a avaliação da adopção de outros benefícios fiscais, como a isenção ou redução de taxas para as empresas e seus trabalhadores com residência fiscal no concelho.

Segundo uma nota enviada pela Startup Portugal, a colaboração com os municípios servirá ainda para atrair e reter talento, estimular o investimento e impulsionar o desenvolvimento económico regional.

“Com a assinatura destes novos memorandos, reforçamos o nosso compromisso de criar um ambiente mais favorável ao crescimento das startups em todo o território nacional. A colaboração com os municípios é essencial para atrair e reter talento, estimular o investimento e impulsionar o desenvolvimento económico regional”, afirma António Dias Martins, director-executivo da Startup Portugal.