Sociedade

Tartaruga exótica e invasora recolhida no rio Arunca

20 mar 2024 12:41

Os Amigos do Arunca detectaram o animal junto às instalações da piscina municipal de Pombal

Os Amigos do Arunca, grupo ecologista dedicado a preservar o rio que atravessa o concelho de Pombal recolheram uma tartaruga-de-faces-rosadas, vendida em lojas de animais, e originária dos Estados Unidos da América.

O animal será encaminhado pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Pombal, para a delegação Centro do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, explica a associação.

O animal já tinha sido avistado no dia 9 deste mês, por um seguidor do grupo ecologista, mas “o elevado caudal não permitiu” a sua recolha antes do início desta semana.

A presença de animais exóticos é prejudicial para as espécies autóctones, uma vez que, têm poucos predadores naturais, reproduzem-se com muita facilidade e competem pelo mesmo território e alimento.

Os Amigos do Arunca reforçam que o abandono destes animais exóticos, além de ser crime, é uma tendência cada vez mais recorrente, uma vez que as pessoas os adquirem e depois acabam por “não conseguir tratar deles por falta de informação e meios financeiros”.