Sociedade

Todos diferentes, todos leitores! celebra Camões, Camilo Castelo Branco e a diversidade

29 mar 2025 14:30

O programa inclui encontros com escritores, sessões de leitura, feiras do livro, representações teatrais, exposições temáticas, concursos de escrita criativa e “assaltos à sala de aula”

todos-diferentes-todos-leitores-celebra-camoes-camilo-castelo-branco-e-a-diversidade
Programa apresentado na quarta-feira
CML

Todos diferentes, todos leitores! é o tema da 18.ª edição da Semana da Leitura de Leiria, uma organização que envolve directa e indirectamente mais de 17 mil alunos do concelho, em mais de 250 actividades promovidas por 34 bibliotecas escolares, municipais e privadas.

A decorrer entre 31 de Março e 4 de Abril, a iniciativa envolve comunidades escolares e famílias em múltiplas acções que celebram Camões, Camilo Castelo Branco e a diversidade.

Com o objectivo de celebrar o livro e a leitura, o evento promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 e organizada localmente pelo Município de Leiria, através da Rede Concelhia de Bibliotecas, da Casa-Museu João Soares e das Bibliotecas do Politécnico de Leiria integra as comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco e a evocação dos 700 anos da morte de D. Dinis.

Os 100 anos de Mário Soares também serão lembrados, tendo presente a relação do antigo Presidente da República com a freguesia das Cortes, onde tinha raízes familiares.

 

O programa inclui encontros com escritores, sessões de leitura, feiras do livro, representações teatrais, exposições temáticas, concursos de escrita criativa e “assaltos à sala de aula”. As acções decorrem tanto em contexto escolar como em espaços públicos, reforçando a dimensão comunitária da leitura, refere a autarquia numa nota de imprensa.

Um dos momentos altos será o “Dia para Camões”, a 3 de Abril, que contempla teatro, poesia, música e uma acção de rua na Praça Rodrigues Lobo e no Jardim Luís de Camões, com a participação activa de alunos da EB 2,3 José Saraiva.

Anabela Graça, vereadora da Educação e Cultura, destaca “a importância da rede de parceiros e o envolvimento de toda a comunidade”, sublinhando que “celebrar a leitura é celebrar a liberdade de pensamento, a pluralidade de vozes e a riqueza da diversidade”.

“A Semana da Leitura vai acontecer por todo o lado: a começar no ‘coração’ da escola, a sala de aula, passando pelos corredores, espaço público, na relação da escola com as famílias, com as instituições e numa forte ligação à comunidade”, explicou à Lusa Anabela Graça, ao referir que “as dinâmicas vão desde os mais pequeninos até à universidade”, também “numa relação muito próxima com os adultos, que habitualmente leem menos”.

O programa pode ser consultado aqui.