Economia

Trabalho por turnos afecta memória, humor e relações sociais

31 mai 2016 00:00

Estudo conclui que jornadas rotativas afectam capacidade de aprender

trabalho-por-turnos-afecta-memoria-humor-e-relacoes-sociais-4231
Daniela Franco Sousa

Perturbações ao nível da memória, da concentração e da capacidade de aprender, eis algumas consequências do trabalho por turnos.

Estas são conclusões de um estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia, que, avança o Diário de Notícias, demonstra que as pessoas que trabalham por turnos, em comparação com aquelas que não têm horários rotativos, precisam de mais tempo para completar um teste.

"Os nossos resultados indicam que o trabalho por turnos está ligado a piores desempenhos num teste que é frequentemente utilizado para avaliar problemas cognitivos", revelou Christian Benedict, professor no Departamento de Neurociência na universidade sueca, cuja pesquisa baseada no desempenho de 7000 indívíduos foi publicada na revista Neurobiology of Aging.

"Os piores desempenhos foram observados apenas em trabalhadores que trabalharam - e continuam a trabalhar - por turnos nos últimos cinco anos. Por oposição, não foi observada qualquer diferença entre os funcionários que nunca trabalham por turnos e aqueles que não o fizeram nos últimos cinco anos", acrescentou o especialista.

Na prática, os resultados indicam que apesar de o trabalho rotativo alterar, efectivamente, as funções cognitivas, tornando as pessoas mais esquecidas, desconcentradas e com maior dificuldade em tomar decisões e aprender sobre assuntos desconhecidos, os impactos dos turnos não são irreversíveis.

Ou seja, garantem os investigadores, cinco anos depois de terminarem os horários irregulares, as funções cerebrais mais relevantes são recuperadas. Cláudia Vieira, psicóloga, acrescenta ao JORNAL DE LEIRIA que, além da memória, o trabalho por turnos tem outras implicações na saúde e na vida social dos colaboradores.

Desde logo, pelas perturbações do sono, para as quais é muitas vezes prescrita medicação; também alterações de humor, além da dificuldade em acompanhar a rotina dos amigos e dos familiares, o que causa problemas de relacionamento e isolamento.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.