Saúde

Urgência básica do hospital de Peniche reabre este sábado

9 abr 2020 19:55

Serviço não vai receber casos suspeitos de Covid-19, por não reunir condições para tal

urgencia-basica-do-hospital-de-peniche-reabre-este-sabado
"Não é possível definir circuitos autónomos para casos suspeitos, pela limitação das instalações físicas"
Ricardo Graça

Fechado desde 27 de Março, depois de as autoridades terem determinado a necessidade de a equipa cumprir quarentena, o serviço de urgência básica do hospital de Peniche reabre este sábado, às 8 horas.

Em comunicado divulgado pela Câmara, o Centro Hospitalar do Oeste explica que cessa no dia 11 o período de quarentena, “não se tendo confirmado o contágio da maior parte dos profissionais”.

O CHO frisa, contudo, que esta urgência “não reúne condições para atendimento de doentes com suspeita de infeção Covid-19”. É que, explica no comunicado, “não é possível definir circuitos autónomos para casos suspeitos, pela limitação das instalações físicas, não existindo áreas específicas para receber os casos suspeitos, separadas das habituais áreas para os restantes doentes com outras patologias”.

Assim, o CHO alerta que todas as pessoas que desenvolvam um quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura igual ou superior a 38ºC), ou dificuldade respiratória, não devem dirigir-se à Urgência de Peniche, mas ligar em primeiro lugar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

Este serviço fará o encaminhamento adequado a cada situação clínica, que poderá implicar o isolamento no domicílio e sob vigilância; a avaliação médica em Áreas Dedicadas Covid-19 nos cuidados de saúde primários ou nos serviços de urgência dos hospitais, neste caso em Caldas da Rainha.

“Reitera-se que o Centro Hospitalar do Oeste está a desenvolver todos os esforços para mitigar os danos associados a esta situação e providenciar nesta fase o mais completo apoio necessário à população que serve, contando com a colaboração dos seus profissionais e de toda a comunidade”, lê-se no comunicado.

O CHO salienta a “colaboração inestimável” que tem recebido da Câmara Municipal de Peniche, da Comunidade Intermunicipal da sua área de influência e dos cuidados primários do ACES Oeste Norte que, “em estreita colaboração com o Centro Hospitalar, criou um horário complementar para atender utentes no período de encerramento da urgência”.