Sociedade

Vem aí o frio: proteja-se, avisa Direcção-Geral da Saúde

8 jan 2024 17:30

Mantenha a casa e o corpo quente e tenha atenção a lareiras e braseiros

vem-ai-o-frio-proteja-se-avisa-direccao-geral-da-saude
Temperaturas vão continuar baixas até, pelo menos, sexta-feira

Face à previsão por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera de temperaturas muito baixas nos próximos dias, que se podem manter até pelo menos dia 12 de Janeiro, a Direcção-Geral da Saúde alerta para as medidas de protecção.

A atenção deve ser redobrada para os grupos mais vulneráveis em geral, como as crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam actividade no exterior e pessoas em situação de sem-abrigo.

A saúde pública aconselha a manter o corpo quente, utilizando várias camadas de roupa e a proteger as extremidades do corpo, vestindo gorro, cachecol e calçando luvas e calçado quente.

Mantenha-se hidratado, ingerindo bebidas quentes e sopas. Evite bebidas alcoólicas que dão uma falsa sensação de calor e tenha atenção aos outros, não descurando os contactos.

Manter a casa quente, sem esquecer de a ventilar e verificar a climatização, com cuidados para radiadores, lareiras ou braseiras, desligando os aparelhos ou apagando o fogo antes de dormir são outros conselhos.

Ter especial atenção aos aquecimentos com combustão (como braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte.

Evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura e proteja-se do frio.

Em casa, agasalhe-se bem, mantenha a casa quente, garantindo uma adequada renovação do ar.

Acautele a prática de exercício no exterior. Utilize vestuário adequado, evite o arrefecimento do corpo e tenha atenção às condições do piso para evitar quedas, não esquecendo a ingestão de líquidos para evitar a desidratação.

Aos primeiros sintomas de gripe ou se ficar doente não corra para os serviços de urgência. Mantenha o auto-cuidado e ligue para a Linha SNS 24 (808 24 24)

Não se esqueça de utilizar a etiqueta respiratória, espirrando e tossindo para cotovelo.

Lave as mãos com frequência e evite o contacto próximo com outras pessoas.

Siga as recomendações do médico assistente, garantido a toma adequada da medicação para doenças crónicas e não tome antibiótico sem prescrição médica.

Se viajar informe-se sobre a previsão meteorológica e adopte uma condução defensiva, uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo.