Economia
Vila Gaming aposta na Programação, Robótica e Inteligência Artificial para impulsionar Óbidos enquanto hub criativo e tecnológico
Vinte e cinco mil visitantes passaram pelo evento ao longo dos nove dias
No domingo, dia 12, terminou o Óbidos Vila Gaming, no entanto, a próxima edição já está a ser planeada.
Para a terceira edição, que se realizará em 2025, a organização planeia apostar nas áreas da Programação, da Robótica e da Inteligência Artificial para impulsionar Óbidos enquanto hub criativo e tecnológico, em áreas como “a Educação, a Cultura, o Turismo ou até mesmo a Agricultura”.
A promessa é do presidente do Conselho de Administração da Óbidos Criativa, Ricardo Duque.
O certame somou 81 horas de actividades, disponibilizou mais de 70 cadeiras de gaming, contou com a presença de 20 influenciadores, e dezenas de consolas, arcades, torneios, simuladores e dispositivos VR, reforçando, uma vez mais, a “aposta do município naquela que é hoje a maior indústria de entretenimento do mundo”, sublinha o presidente da autarquia, Filipe Daniel.
Para o público mais profissional realizaram-se várias conversas e oficinas que “demonstraram as possibilidades dos videojogos fazerem parte, mais do que de uma cultura de entretenimento, da capitalização de profissionais qualificados e de indústrias altamente tecnológicas e criativas”.
A autarquia destaca ainda a criação do primeiro observatório de gaming e de eSports em Portugal, que terá sede no Parque Tecnológico de Óbidos e foi apresentado no decorrer da edição deste ano do evento, que contou com 450 mil euros investidos e cerca de 25 mil visitantes, ao longo dos nove dias.