Opinião

Dicionário improvisado XXVIII

18 jul 2024 16:20

Continuo sem saber o que sente uma folha quando se liberta da árvore e voa

Dilema

Sendo Deus uma criatura imaginária, poderá ter amigos não imaginários?

Egocentrismo

Houve um dia em que se cansou de ter animais de estimação (sim, eram incrivelmente leais e faziam-no sentir-se bem consigo mesmo; mas que trabalheira, mas que despesa). Percebera que bastava andar com um espelho, e olhar-se nele sempre que necessário. Também foi bom para os animais: libertaram-se de uma besta.

Forca

Por que motivo não há referência na História aos humildes carpinteiros que nos séculos XVI ou XVIII, ou noutro século qualquer, construíam as forcas que depois serviram para assassinar alguém? O facto de cumprirem uma ordem, ou mesmo de serem pagos para simplesmente executarem uma tarefa, iliba-os de responsabilidade?

História

Segundo vários registos históricos, terá sido por volta do ano 2800 a.C. que se instituiu o princípio prático, que depois se consolidou como regra de convivência social, que definia que um indivíduo apenas deveria proferir a sua opinião relativa a qualquer matéria se outro indivíduo lha solicitasse. Apesar de falhas e lacunas, este princípio vigorou de forma mais ou menos consensual até ao ano 2004 d.C. (Facebook), tendo desaparecido definitivamente em 2006 d.C. (Twitter). Actualmente, vigora o uso em prática anteriormente a 2800 a.C. - falar de modo a cumprir o estabelecido no slo-gan dos jogos olímpicos (“mais rápido, mais alto, mais forte”). Vários estudiosos salientaram que este facto é um exemplo claro do carácter cíclico e repetitivo da História.

Ignorância

Tanto livro lido. Mas continuo sem saber o que sente uma folha quando se liberta da árvore e voa.

Inconsciência

Tem um diário onde regista apenas um acontecimento por dia: o primeiro sorriso; como aconteceu, o que o causou, quanto tempo durou. Há dias tristes, em que o primeiro sorriso ocorreu apenas às 17h30 ou algo assim. Dias terríveis, em que não houve nada a registar. Dias normais, em que o registo ocorreu antes das 9h20. Dias especiais, em que teve de se conter para não fazer um registo a cada cinco minutos. Mas os melhores dias talvez sejam aqueles em que se esquece de fazer qual-quer registo.

Independência

Sentava-se na margem e olhava demoradamente o barco. Era um pequeno barco chamado INDEPENDÊNCIA, que ali estava preso desde sempre. Amarrado à margem, mas sempre em oscilação por causa da ondulação. Olhava demoradamente o barco e pensava: sempre em movimento, mas incapaz de chegar a algum lado; sempre em movimento, mas incapaz de sair do mesmo sítio. Olhava demoradamente o barco porque se identificava com ele.

Personalidade

Desculpa, mas acho que isso é um equívoco. Confundes personalidade com personagem. Tu não tens personalidade forte, ok? És, simplesmente, uma personagem forte. Entendes a diferença?

Sanidade

Invento mapas. E depois percorro os caminhos que eles indicam.