Sociedade

Abertura de concurso para obras entre Caldas da Rainha e o Louriçal está seis meses atrasada

5 fev 2024 10:00

Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste fala em avarias, atrasos nas ligações e nas obras em curso

abertura-de-concurso-para-obras-entre-caldas-da-rainha-e-o-lourical-esta-seis-meses-atrasada
Avarias das automotoras provocam atrasos nas ligações
Fotografia: Ricardo Graça/Arquivo

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) emitiu um comunicado onde considera ser "inaceitável o atraso que se verifica na abertura do concurso para o projecto de modernização e electrificação da Linha do Oeste, no troço entre as Caldas da Rainha e o Louriçal".

O Rui Raposo, porta-voz desta plataforma, recorda que o início desta fase do processo foi prometido há mais de meio ano pelo Governo e pela Infraestruturas de Portugal.

"Os responsáveis pela IP, SA disseram que era uma questão de semanas e que tinham toda a documentação preparada para o lançamento do concurso e que vinha aí a inclusão da Linha do Oeste na rede trans-europeia de transporte", recorda, adiantando que, seis meses depois tudo está na mesma.

"Não há concurso aberto e, muito menos, linha modernizada e electrificada, verificando-se atrasos em cima de atrasos; promessas em cima de promessas, atirando cada vez para mais tarde a modernização e a electrificação de toda a Linha do Oeste, com todos os prejuízos que daí decorrem.

Rui Raposo alerta ainda para a lentidão das obras no troço Meleças/Caldas da Rainha. "A CPDLO tem sérias dúvidas que a modernização e electrificação do troço da Linha do Oeste, entre Meleças e Caldas da Rainha estejam prontas no primeiro semestre deste ano, a avaliar pelo que falta fazer e pelo ritmo a que prosseguem as obras."

O secretário de Estado das Infraestruturas prometeu obra concluída até Junho, em todo o troço até Caldas da Rainha.

Também as avarias das automotoras espanholas, que estão a garantir o serviço na Linha do Oeste, e os atrasos nas ligações, refere o porta-voz, se tendem a multiplicar.