Sociedade

Alunos de Porto de Mós voltam a pôr as mãos na terra

16 nov 2025 14:30

Projecto pretende promover "uma alimentação mais saudável, sustentável e natural", usando as crianças como "influenciadoras"

alunos-de-porto-de-mos-voltam-a-por-as-maos-na-terra

O projecto Vamos pôr as mãos na terra está de regresso às escolas de Porto de Mós. O município deu já início à distribuição de composto orgânico, sementes e hortícolas para que os alunos façam canteiros com as hortas de Outono e Inverno. Cada escola, está também a receber "um guia com algumas dicas úteis de como realizar todo este processo", explica o município.

A par da execução de canteiros, o projecto contempla outras actividades como a criação de ilustrações ou desenhos, a realização de horas do conto e de trabalhos manuais, que ajudem os alunos a aprofundar o tema e a "levá-lo a outras áreas de atuação".

"Para além de ensinar as crianças sobre o processo de cultivo e de normalizar o contacto com a terra, a água e as plantas e sementes, este projecto ajuda os alunos a compreender o ritmo das estações e o ciclo natural das plantações e a valorizar o que comemos, seja pela qualidade, seja pela complexidade da produção daquilo que nos chega à mesa", assinala uma nota de imprensa da câmara.

Segundo a autarquia, com este projecto pretende-se que as crianças "se tornem participativas, conhecedoras do processo e influenciadoras para a prática da agricultura nas suas casas e com as suas famílias". O objectivo é promover "uma alimentação mais saudável, sustentável e natural".

Iniciado no último ano lectivo, o “Vamos Pôr as Mãos na Terra” recebeu o Prémio Excelência Autárquica 2025, na categoria Educação, pela Cidade Social e o terceiro lugar, com menção honrosa, na categoria “Ambiente e Sustentabilidade” nos Prémios Nacionais de Educação 2025.