Sociedade

André Barros alinha na luta contra a violência doméstica

9 out 2020 14:51

União de Freguesias de Marrazes e Barosa alerta para a violência doméstica com um vídeo por dia

Clique em cima da imagem para ver o vídeo

A União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, lançou hoje o terceiro vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, a que o Jornal de Leiria se associou.

Chama-se 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade. 

Novos filmes serão apresentados diariamente, durante 54 dias.

Este novo vídeo exibe um música do compositor André Barros, nascido na Marinha Grande.

Formado em Direito, André Barros é hoje um compositor emergente com uma forte identidade e uma invulgar capacidade de trabalho.

Em 2012, depois de concluir um curso de produção musical na ETIC (Escola Técnica de Imagem e Comunicação, em Lisboa), André Barros rumou à Islândia durante três meses para trabalhar no estúdio Sundlaugin, fundado no final dos anos 90 pelos Sigur Rós, no âmbito de um estágio profissional promovido pelo programa DaVinci.

Mas respirar a mesma atmosfera que este projecto que tanto admira não o impediu de descobrir a sua própria voz como compositor e pianista autodidata, voz que possui agora as distintas marcas de uma identidade singular.

Circustances, lançado em finais de 2013 pela editora leiriense Omnichord Records, foi o seu primeiro disco a solo.

De acordo com os dados disponibilizados pela PSP, foram registadas 153 ocorrências de violência doméstica no concelho de Leiria. À semelhança do panorama nacional, 90,10% das situações referem-se a vítimas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos (72.6%), que se encontram numa relação de conjugalidade ou equiparada com a pessoa agressora (52.2%), refere o Diagnóstico Social do Concelho de Leiria.

O Centro de Atendimento as Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria, desde o início da sua actividade (Fevereiro de 2007) regista, em média, 200 casos novos por ano.

Em 2015, foram registados 214 casos novos, 123 referentes a residentes no concelho de Leiria.