Economia
Associação Empresarial do Concelho de Pombal sucede à Associação Comercial e de Serviços
"Um passo significativo rumo à inclusão e à representatividade multi-sectorial”, garante Horácio Mota

A Associação Comercial e de Serviços de Pombal passou, oficialmente, a chamar-se Associação Empresarial do Concelho de Pombal (AECP), após ter sido registada a escritura de alteração de denominação no dia 3 de Abril.
Segundo Horácio Mota, empresário que era presidente da anterior estrutura e se mantém como presidente da nova, “a mudança marca o fim de uma era e o início de uma nova fase para a instituição que representa o tecido empresarial pombalense há mais de um século”.
Os restantes órgãos sociais, refere, também se mantêm em funções.
O responsável sublinha ainda que a alteração do nome foi acompanhada por uma “revisão profunda dos estatutos da associação”, que incluíram “mudanças estruturais relevantes”.
“Destaca-se a limitação de mandatos dos órgãos sociais e a transformação do carácter sectorial da entidade, que deixa de representar exclusivamente o comércio para passar a abranger todos os sectores económicos do concelho. Um passo significativo rumo à inclusão e à representatividade multi-sectorial”, garante.
Horácio Mota adianta que o trabalho para a alteração estatutária e redacção do texto constante da escritura foi “longo e árduo”, porém, “fundamental” para o futuro da associação.
“Iniciamos agora uma nova etapa na história de uma casa com 106 anos de existência”, realça.
Reforço da associação
Fundada em 1919, a então Associação Comercial e de Serviços de Pombal protagonizou a dinamização económica local, contudo, perante os desafios actuais e os que se afiguram no futuro da economia, foi entendido que era necessário reforçar o papel da organização.
“A nova designação e os estatutos actualizados reflectem uma visão mais abrangente e ambiciosa para a associação, que passa a posicionar- se como sendo um parceiro estratégico para empresas dos mais variados sectores, promovendo o desenvolvimento económico sustentável do concelho de Pombal”, resume o presidente da direcção da AECP.