Sociedade

Burocracia e critérios apertados travam candidaturas ao programa 1.º Direito

14 set 2024 08:00

As autarquias estão com dificuldade em ver aprovadas algumas das candidaturas apresentadas ao programa 1.º Direito. Processo lento e critérios demasiado apertados são apontados como entraves

burocracia-e-criterios-apertados-travam-candidaturas-ao-programa-1o-direito
Os concelhos da Batalha e de Porto de Mós lamentam procedimentos lentos
Ricardo Graça
Elisabete Cruz e Inês Gonçalves Mendes

O Governo lançou o 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

No entanto, o excesso de burocracia e os critérios demasiado rigorosos estão a criar dificuldades à aprovação das candidaturas em alguns municípios. Segundo o Portal da Habitação, as famílias apresentam os pedidos de apoio habitacional junto do município, que pode “optar por atribuir habitação municipal, por integrar os pedidos na sua candidatura, ou por fazer seguir os pedidos como candidaturas autónomas”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ