Viver
Castelo de Porto de Mós teve em ano de pandemia o segundo maior número de visitantes desde 2015
Apesar de ter estado encerrado um mês e meio devido à pandemia, monumento recebeu, no ano passado, 19.365 visitantes.
Apesar dos constrangimentos impostos pela pandemia, que incluiu o encerramento de monumentos e espaços culturais, o castelo de Porto de Mós obteve, no ano passado, a segunda maior afluência de visitas desde 2015, inclusive.
Em Agosto de 2020, alcançou-se, aliás, “o valor absoluto [de entradas] mais elevado de que há registo”, com o castelo a receber 6.355 visitantes, realça uma nota da Câmara.
De acordo com dados divulgados pelo Município de Porto de Mós, em 2020 o castelo recebeu 19.365 visitantes, um número apenas ultrapassado em 2019, ano em que, apesar de só ter estado aberto a partir de Abril devido a obras, foram registadas 19.604 entradas no monumento.
Comparando os dados do último ano com os de 2015, verifica-se um aumento superior a 70%, passado de 11.308 para 19.365 visitantes.
Numa nota de imprensa, o Município considera ser “motivo de regozijo” o facto de o castelo registar “uma afluência tão elevada” em ano de pandemia, que fez com que o monumento tenha ficado de portas fechadas entre 13 de Março e 31 de Maio e que criou constrangimentos que “afastaram as excursões e outras visitas de grupo, os eventos e parte substancial de públicos de proveniência internacional”.
Naquela nota, a Câmara reconhece que para a “dinâmica” de visitas também contribuíram as exposições fotográficas de talentos do concelho, que despertaram a atenção dos amantes da fotografia”.
O aumento de visitas, associado ao “investimento feito na diversificação da oferta”, reflectiu-se no crescimento da facturação da loja do monumento, que teve “um impressionante aumento de 94%”, destaca o Município.
Agora, o castelo está outra vez encerrado devido ao novo confinamento geral decretado pelo Governo.