Sociedade
Cerca de 2,8 milhões para pôr Vale do Lis a poupar água
Aberto concurso para obras de modernização do regadio.
A modernização do regadio do Vale do Lis, cujo concurso público foi aberto na semana passada, vai “revolucionar” o uso da água para rega neste perímetro hidroagrícola, permitindo uma redução dos consumos e o aproveitamento dos residuais provenientes da ETAR Norte na agricultura. Quem o diz é Henrique Damásio, administrador-delegado da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, que considera que o investimento agora previsto, a rondar os 2,8 milhões de euros, “peca por tardio”.
“O sistema actual foi construído para 50 anos e já tem mais de 70, apresentando uma série de problemas que não se compadecem com a poupança de água. Há muito desperdício”, admitiu o técnico durante as jornadas sobre ambiente e desenvolvimento, promovidas pela associação Oikos, que debateram os desafios para o futuro da bacia hidrográfica do rio Lis.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.