Viver

Companhia Corpo estreia Maciço, o projecto em que a dança e o barro estão em diálogo

16 mar 2023 08:45

Primeira apresentação de Maciço - Estórias em Corpo Vivo Esculpidas por Gentes acontece nesta sexta-feira

companhia-corpo-estreia-macico-o-projecto-em-que-a-danca-e-o-barro-estao-em-dialogo
Um dos ensaios no estúdio da companhia Corpo, em Novembro, no estádio municipal de Leiria
Ricardo Graça

Maciço, um dos projectos que recebeu apoio no concurso mais recente da Rede Cultura, é estreado nesta sexta-feira, 17 de Março, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena.

O espectáculo criado pela companhia Corpo inspira-se no ambiente das serras de Aire e Candeeiros e suporta-se na dança, no barro e no vídeo.

A inclusão é um dos valores do colectivo ancorado na Associação de Dança de Leiria e na produção que amanhã vai a palco pela primeira vez participa um bailarino com deficiência cognitiva. Não há distinção entre profissionais e não profissionais. Todos recebem o mesmo e partilham a co-criação.

Maciço conta também com dois ceramistas no papel de bailarinos e inclui na equipa um cineasta.

Propõe uma reflexão sobre corpos que resgatam uma humanidade una com a natureza, que carregam em si as memórias e a dualidade ora dura, ora frágil”, lê-se na sinopse já divulgada.

“Uma viagem sensorial, um olhar contemporâneo sobre a ruralidade e as estórias da serra, onde encontrámos um Maciço para nos depararmos com o facto que habitamos nele tanto quanto ele habita em nós”, é referido no texto.

Leia também: No diálogo entre o barro e a dança, há histórias esculpidas em corpo vivo

Maciço expressa um “santuário do tempo geológico”, o “chão comum que nos sustenta, reinventando-se a cada momento”, “mutável, impermanente e imprevisível”, e é “um regresso a casa”, avança o colectivo de Leiria na nota de divulgação.

O corpo manipula o barro e a dança manipula o corpo. No novo projecto de co-criação da única companhia profissional inclusiva em Leiria, há oleiros que se tornam matéria-prima e dois mundos em interacção, com uma perspectiva de agora sobre práticas ancestrais.

Desenvolvido a partir da realidade das serras de Aire e Candeeiros, o espectáculo destaca a ligação à terra, entendida como a casa a que se quer voltar.

Maciço - Estórias em Corpo Vivo Esculpidas por Gentes é uma criação de Rute Vitorino, que também participa como bailarina, com os ceramistas e intérpretes Ana Lousada e Carlos Neto e com os bailarinos Beatriz Pereira, Clara Marchana, Júlio Benfica e Patrícia Roda.

O vídeo é de Rafael Almeida, Marina Oliveira assina a direcção de cena, Jorge Ferreira é responsável pela direcção técnica e a direcção executiva está a cargo de Susana Lopes.

A apresentação no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, tem início às 21:30 horas e os bilhetes custam 3 euros.