Economia
Covid-19: falência económica e mortalidade são as maiores preocupações dos portugueses
Mais de 58% dos inquiridos considera que a crise económica resultante da actual situação será forte e duradoura
“Falência económica nacional (62% dos inquiridos), mortalidade elevada (58%), falência do Sistema Nacional de Saúde (46%) e desemprego (46%) são os principais receios dos portugueses em tempo de Covid 19”.
Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pela multidados.com - the research agency - em parceria com a Guess What, que quis ainda saber os pensamentos actuais dos portugueses sobre a pandemia da Covid 19.
Em nota à imprensa, os promotores do estudo revelam que a confiança dos portugueses nos enfermeiros é de 9,58 (numa escala de 0 a 10), nos médicos é de 9,48, no Sistema Nacional de Saúde de 8,27 e nas forças de segurança de 8,22.
Também é alta a confiança no Presidente da República (7,69), no primeiro-ministro (7,63), na ministra da Saúde (7,61) e na Direcção-geral da Saúde (7,61).
Todos os inquiridos (foram recolhidas e validadas mil respostas entre os dias 20 e 23 deste mês) afirmaram conhecer as medidas do Governo de combate à pandemia e a maioria soube identificá-las.
Mas sugerem outras: ajuda económica às famílias (49%), suspensão do pagamento de contratos de água, luz, gás e comunicações (37%), intensificação da fiscalização das autoridades (37%) e recolher obrigatório (41%).