Saúde

Edifícios da região "pintados" de vermelho pela Distrofia Muscular de Duchenne

6 set 2022 15:39

Doença neuromuscular rara, que afecta principalmente os bebés do sexo masculino

edificios-da-regiao-pintados-de-vermelho-pela-distrofia-muscular-de-duchenne
Mulheres podem ser portadoras desta doença e não saberem
University of British Columbia

Na noite de 6 de Setembro, os edifícios dos Paços do Concelho das câmaras municipais de Castanheira de Pera e Marinha Grande e o Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria vão iluminar-se de cor vermelha, para consciencializar a população para a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença neuromuscular rara, que afecta principalmente os bebés do sexo masculino.

Estes espaços públicos fazem parte de um grupo de 50 edifícios, entre eles o Castelo dos Mouros, em Sintra, a Fonte da Misericórdia, no centro de Elvas, ou o Castelo de Bragança que se juntam a movimento global de iluminação de um monumento nacional, como forma de chamar a atenção para esta condiçãop clínica. 

A organização é da APN - Associação Portuguesa de Neuromusculares que organiza, sob o mote “O X marca a Duchenne”, esta iniciativa que integra a campanha “A Mulher e a DMD”, no âmbito do dia mundial que se assinala, pelo nono ano consecutivo, no dia 7 de Setembro.

Em nota, os promotores da iniciativa explicam que, a estes edifícios portugueses juntam-se outros importantes monumentos internacionais que já aderiram ao movimento, como o Coliseu em Roma (Itália), a fachada do Presépio da Sagrada Família (Espanha), as Cataratas do Niágara (Canadá), a ponte Yavuz Sultan Selim (Turquia), a Torre Petrin (República Checa), a Torre Eiffel (França), entre muitos outros. 

Clicar aqui para mais informações.

A (DMD) é uma doença genética, ligada ao cromossoma X, que afecta 1 em cada 3.500 crianças do sexo masculino.

No entanto, a edição de 2022, dedicada ao tema “As mulheres e a Duchenne”, pretende alertar a sociedade para o facto de poder  afectar, também, as mulheres.

Estas, com dois cromossomas X, são, normalmente, assintomáticas e apenas portadoras e transmissoras da doença, mas podem ser portadoras, sintomáticas, afectadas por algumas alterações capazes de condicionar o seu quotidiano.

Se a sua criança apresentar dificuldades em levantar-se do chão, de subir escadas, cansaço fácil, problemas respiratórios, insuficiência cardíaca ou cai facilmente, consulte o seu médico e peça um diagnóstico genético.