Sociedade

Eduardo Paniagua em residência artística que celebra D. Dinis no Castelo de Leiria

2 jul 2025 11:43

O evento reunirá Paniagua e os músicos Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira

eduardo-paniagua-em-residencia-artistica-que-celebra-d-dinis-no-castelo-de-leiria
Eduardo Paniagua
DR

A cidade de Leiria será palco de uma homenagem contemporânea ao legado poético e musical de D. Dinis, no âmbito da quarta edição do Ciclo de Música Medieval de Leiria (CMML2025).

O Castelo de Leiria recebe, entre os dias 2 e 5 de Julho, uma residência artística com o reconhecido musicólogo e intérprete espanhol Eduardo Paniagua, uma das figuras da música medieval ibérica, numa iniciativa inserida no programa temático Música e Poesia do Rei-Trovador, Setecentos Anos Após D. Dinis.

O evento reunirá Paniagua e os músicos Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira (do TWB Ensemble – The Wandering Bard), “numa colaboração inédita centrada no Pergaminho Sharrer, manuscrito que preserva composições atribuídas ao monarca português, figura central da lírica galaico-portuguesa”, refere uma nota de imprensa.

A residência culminará num concerto final no dia 5 de Julho, pelas 18:30 horas, onde será possível ouvir interpretações inéditas resultantes desta experiência de investigação, criação e performance.

“O CMML2025 continua, assim, a afirmar-se como uma plataforma de excelência para a redescoberta do património imaterial português, promovendo o encontro entre tradição e inovação artística”, adianta um comunicado da autarquia.

A residência artística de Eduardo Paniagua será um dos momentos altos da programação deste ano, “convidando o público a mergulhar na sonoridade e poesia de uma das figuras mais marcantes da história medieval portuguesa: D. Dinis, o Rei-Trovador”.

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Programa Aberto ao Público

  • Ensaios abertos (2 a 5 de Julho, das 10 às 13 horas): uma oportunidade rara de assistir ao processo de ensaio de um concerto historicamente informado, com foco na música original de D. Dinis.
  • Conversa aberta com Eduardo Paniagua, Esin Yardimli e Ricardo Alves Pereira (2 de Julho, 18:30 horas): um diálogo sobre a obra poético-musical do Rei-Trovador e as fontes medievais que a sustentam, como o Pergaminho Sharrer e os cancioneiros galaico-portugueses.
  • Showcase de Eduardo Paniagua (4 de Julho, 18:30 horas): momento intimista de partilha musical, onde o artista espanhol apresentará excertos do seu vasto trabalho em torno da música medieval peninsular.
  • Concerto final da residência (5 de Julho, 18:30 horas): apresentação pública das obras desenvolvidas durante a residência, com colaborações e interpretações inéditas.