Sociedade
ESTM e Cabo Verde preparam nova oferta formativa em Turismo e Economia Azul
Primeiras formações conjuntas têm início no primeiro trimestre de 2026, em Cabo Verde
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Peniche, recebeu a visita de uma comitiva da Universidade de Santiago, de Cabo Verde, no início de Dezembro, com o objectivo de reforçar a cooperação institucional ao nível da formação superior nas áreas do Turismo e da Economia Azul, nomeadamente através da criação de oferta formativa conjunta.
A delegação da Universidade de Santiago foi composta pelo reitor, Gabriel Fernandes, e pela professora Marcília Morais Fernandes, chefe do Departamento de Ciências da Saúde, Ambiente e Tecnologias, cujas presenças em Peniche reforçaram um compromisso mútuo em estreitar a relação de cooperação no âmbito da formação superior.
“A colaboração com a Universidade de Santiago representa um passo importante na consolidação da nossa missão enquanto instituição comprometida com a formação, a inovação e o desenvolvimento sustentável dos territórios ligados ao mar e ao turismo”, afirmou Sérgio Leandro, director da ESTM. “Este trabalho conjunto permite-nos partilhar conhecimento, criar novas oportunidades de capacitação e responder às necessidades reais de qualificação em Cabo Verde, um país com enorme potencial nas áreas do Turismo e da Economia Azul”, explicou.
O encontro incluiu uma reunião de trabalho com a direcção da ESTM, na qual foram discutidos os pormenores da parceria, uma visita guiada ao edifício pedagógico da Escola, que permitiu à comitiva conhecer de perto a organização interna e os recursos disponibilizados aos estudantes.
O evento foi ainda pautado por um almoço, com a presença de diversos docentes e representantes dos órgãos da ESTM e a vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche, Cristina Leitão, preparado e servido pelos estudantes da licenciatura em Gestão da Restauração e Catering.
Foi ainda realizada uma visita às instalações do edifício CETEMARES, onde o reitor e a professora da Universidade de Santiago tiveram a oportunidade de contactar de perto com os investigadores da unidade de investigação MARE-IPLeiria.
“É uma parceria que assenta em objectivos comuns e numa visão clara: formar profissionais preparados para contribuir para o crescimento económico, social e ambiental dos seus países e comunidades”, concluiu Sérgio Leandro, reforçando que a iniciativa estreita os laços com Cabo Verde e amplia o impacto internacional da ESTM e do IPL.
Com foco em pós-graduações e cursos de curta duração, dirigidas a estudantes cabo-verdianos, as primeiras formações têm início no primeiro trimestre de 2026, em Cabo Verde.