Sociedade
Estudante de Leiria distinguido pela criação de app para a aprendizagem de língua gestual
Aplicação interactiva em destaque no concurso internacional da Apple
A criação de uma aplicação que visa a aprendizagem de língua gestual americana (ASL) de forma interativa foi distinguida pela Swift Student Challenge 2025, um concurso internacional promovido pela Apple.
João Franco, estudante do mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) Politécnico de Leiria, autor da app, foi reconhecido como Distinguished Winner no Swift Student Challenge 2025.
‘Gesture’ é o nome da aplicação que, utilizando aprendizagem automática e modelos 3D interativos, permite aos utilizadores aprenderem e praticarem língua gestual americana, com feedback em tempo real, refere uma nota do Politécnico de Leiria.
Segundo a instituição, a "aplicação utiliza o modelo 3D da mão para guiar o utilizador nos gestos, permitindo que o sistema reconheça as imitações e forneça o feedback adequado de forma interativa e divertida".
Para apoiar os principiantes em ASL, a aplicação inclui dois níveis específicos para a prática da soletração. O primeiro nível é focado nas letras ‘ABC’, enquanto o segundo permite praticar a palavra ‘Swift’. Esses níveis iniciais ajudam os utilizadores a dominar os fundamentos da soletração e a familiarizarem-se com a aplicação, antes de avançarem para gestos e palavras mais complexas.
A aplicação oferece dois modos principais para facilitar a aprendizagem da língua gestual americana. O primeiro, ‘Desafio do Tempo’, desafia os utilizadores a realizar gestos de letras dentro de um limite de tempo, acumulando pontos a cada resposta correta. O segundo, ‘Modo de Soletração’, permite ao utilizador treinar qualquer palavra em língua gestual americana.
Todos os níveis e modos oferecem feedback visual e auditivo, proporcionando uma experiência interativa que auxilia e motiva o progresso dos utilizadores na aprendizagem da língua gestual.
“Acredito que a comunicação gestual deve estar ao alcance de todos. Com esta aplicação, o meu objectivo é tornar a aprendizagem de língua gestual mais acessível e envolvente, utilizando a tecnologia para quebrar barreiras e promover a inclusão, para que cada vez mais pessoas possam comunicar de forma mais fácil e eficaz”, explica João Franco, criador da ‘Gesture’, citado na nota de imprensa.
O estudante do Politécnico de Leiria começou a desenvolver o projecto no final de Janeiro deste ano, cerca de um mês antes da data limite de submissão do desafio para o Swift Student Challenge 2025.
“A aplicação está concluída e atingiu o objectivo proposto para o concurso. No entanto, pretendo continuar a melhorá-la e disponibilizá-la na App Store assim que possível, de modo a que mais pessoas possam beneficiar da sua utilização”, acrescenta.
Por ter sido reconhecido como Distinguished Winner no concurso, o estudante vai viajar até ao Apple Park, em Cupertino, Califórnia (EUA), com viagem e alojamento totalmente cobertos pela Apple, para uma experiência imersiva de três dias, tendo a oportunidade de participar na Apple Worldwide Developers Conference (WWDC25), onde terá acesso exclusivo a sessões, mentoria e networking com engenheiros e líderes da Apple.
“Foi uma honra participar neste desafio e ser distinguido entre tantos candidatos. Esta experiência foi verdadeiramente enriquecedora e acredito que este reconhecimento reflete não só o meu empenho, mas também a qualidade do ensino e da preparação que tenho recebido no Politécnico de Leiria”, salienta João Franco.
O Swift Student Challenge é um desafio que incentiva estudantes de todo o mundo a demonstrarem criatividade e competências técnicas através do desenvolvimento de projectos inovadores com a linguagem de programação Swift. O concurso recebe anualmente milhares de candidaturas, das quais apenas 350 são seleccionadas como vencedoras. Destas, 50 recebem a distinção de Distinguished Winner, um reconhecimento adicional pela excelência dos seus projectos, avaliados com base na inovação, criatividade, impacto social e inclusividade.
João Franco é licenciado em Engenharia Informática, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, e frequenta actualmente o mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, também na ESTG. É ainda investigador no Centro de Investigação em Informática e Comunicação (CIIC) do IPLeiria e professor assistente do departamento de Engenharia Informática na ESTG.