Sociedade
Faleceu Américo Simões Santo, comendador de Ansião
Criou a Fundação D. Fernanda Marques, sediada em Chão de Couce
O Município de Ansião anunciou o falecimento do comendador Américo Simões Santo, "figura local de inestimável valor humano e cívico".
Natural de Chão de Couce, é apontado como um exemplo de "generosidade, particularmente em relação aos idosos e aos estudantes, grupos que mereceram a sua atenção e apoio contínuo".
A sua obra de beneficência, adianta o município na sua página de Facebook, estendeu-se ao longo de décadas, "pautada por um espírito humanitário elevado, sempre atento às necessidades da comunidade local e além-fronteiras".
A criação e apoio à Fundação D. Fernanda Marques, sediada em Chão de Couce, é reconhecida como a sua obra maior, resultante do cumprimento do sonho partilhado com a esposa, Fernanda Marques.
Inaugurada no dia 17 de Maio de 1992, esta Instituição Particular de Solidariedade Social presta cuidados e bem-estar à população idosa.
"O seu empenho no futuro da juventude manifestou-se através da criação de bolsas de estudo, garantindo que jovens estudantes do concelho pudessem prosseguir a sua formação académica, independentemente da sua condição económica. O seu profundo impacto social e a sua ação benemérita foram oficialmente reconhecidos pela Câmara Municipal de Ansião, que o distinguiu com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, em 25 de Novembro de 1994, e com a atribuição do nome "Avenida Comendador Américo Simões Santo" a duas vias do concelho, localizadas em Chão de Couce e em Ansião.
"O comendador Américo Simões Santo deixa um vazio irreparável, mas o seu exemplo de vida e as suas obras de solidariedade perdurarão como um exemplo de inspiração para toda a comunidade", lê-se na nota da câmara.