Sociedade

Filarmónicos Pais & Filhos aprendem música em conjunto

28 mai 2022 12:09

Aposta no ensino de música em família na SAMP

filarmonicos-pais-and-filhos-aprendem-musica-em-conjunto
Pais e crianças entre os 6 e os 10 anos dedicam-se à prática musical
Joaquim Dâmaso/SAMP

Aprender uma nova disciplina ao lado de alguém em quem se confia é, psicologicamente, mais confortável do que embarcar numa aventura a solo.

Nos primeiros anos de vida, antes de chegar a adolescência, na maior parte das vezes, as pessoas de maior confiança serão os nossos pais. A SAMP faz uso desta relação natural e indelével e transformou-a no cerne de um dos seus projectos para a infância e pais.

O Filarmónicos Pais & Filhos, anteriormente conhecido como Piccolini Filarmónicos, é uma iniciativa de prática instrumental e vocal para pais e crianças entre os 6 e os 10 anos, que permite a presença dos encarregados de educação nos estudos musicais, estimula uma aprendizagem centrada em práticas musicais em concreto e não nas tradicionais “aulas de instrumento individuais”, e partilha com os encarregados de educação a aprendizagem instrumental e musical dos filhos.

O director pedagógico Alberto Roque explica que a principal mais-valia é levar os pais a compreender as exigências da aprendizagem de um instrumento e o tempo de dedicação necessário.

“Tendo assim consciência do apoio que precisam de dar aos filhos para que a aprendizagem possa evoluir.” É também um projecto que permite o contacto com vários instrumentos sem a obrigatoriedade de uma decisão definitiva sobre um deles.

O repertório dosP&F Instrumental consiste em “obras adaptadas” para a formação disponível, que pode mudar de período para período, uma vez que se pretende que pais e filhos possam experimentar vários instrumentos e tenta abranger diversos estilos e épocas musicais.

O processo inicia com aprendizagens básicas de manuseamento de instrumentos, produção sonora e notas mais acessíveis.

“Os professores dão algum apoio individualizado nas primeiras aulas e depois o trabalho é essencialmente de prática em conjunto”, explica Roque, salientando que “a prática em conjunto é bastante motivante”, e que a partilha de diversos níveis e ritmo de aprendizagem é “contagiante.”

E o que acontece após os 10 anos, aos grupos de pais e filhos? Muitos dos alunos que aos 10 anos ou antes escolhem um instrumento e começam a ter aulas individuais, continuam a frequentar o projecto como classe de conjunto extra, tendo assim a possibilidade de fazer companhia aos seus pais ou avós.

Quando alguns alunos escolhem o instrumento definitivo, pode acontecer que os pais lhes façam companhia e tenham também aulas nesse instrumento, explica o director pedagógico.

“O paradigma desta situação é a nossa ‘Família Diogo’ que começou no projecto P&F a experimentar instrumentos e quando o filho mais velho escolheu o saxofone, o pai seguiulhe o rasto e, mais tarde, motivou também a irmã mais nova e hoje apresentam-se em trio .”