Viver

Homem-estátua leva figuras literárias às ruas de Alcobaça

9 fev 2020 10:30

A iniciativa será integrada no festival Books & Movies, em Outubro

homem-estatua-leva-figuras-literarias-as-ruas-de-alcobaca
António Santos é natural de Pisões, Leiria
DR
Daniela Franco Sousa

António Santos, que o País melhor reconhece como homem-estátua, e que já correu boa parte do mundo com as suas performances, estará em breve de volta à região, para levar a literatura à rua. De acordo com Inês Silva, vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, estão a ser estabelecidos contactos com os programadores do festival para que, em Outubro, várias figuras relacionadas com o mundo dos livros saiam à rua no âmbito do Books & Movies.

“Será com muito gosto que vamos acolher esta iniciativa”, que transformará uma mão cheia de personagens da literatura em estátuas vivas na cidade, salienta Inês Silva. António Santos é natural de Pisões, em Leiria, mas é conhecido em diferentes latitudes, onde tem dado a conhecer a sua arte da quietude.

Nasceu dia 1 de Agosto de 1962 numa família de operários e camponeses. Na juventude foi para a Universidade de Coimbra com o propósito de estudar Matemática. Mudou de curso, para Geografia, e viria a mudar de estudos uma vez mais, para Geologia, um curso que, por muito pouco, não chegou a completar.

Foi-lhe entretanto diagnosticada neurodermite e, por recomendação médica, rumou para França onde começou a praticar meditação. Acabaria por ser esta doença a grande responsável pelo seu primeiro contacto com a quietude. Em 1987, arriscou-se a fazer a sua primeira performance de estátua viva, que era uma grande novidade, já que nada do género se tinha visto assim na rua. Só no teatro e no cinem. E quando em 1988 viu a sua arte inscrita pela primeira vez no Guiness

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ