Viver

Leiria Film Fest. Quatro prémios Sophia no festival que já não é só do Bruno e da Cátia

8 mai 2023 11:54

Nos 10 anos da festa do cinema em formato curta, em Leiria, a organização anuncia o maior programa de sempre, que arranca nesta quarta-feira, com dois filmes nomeados aos Óscares, um deles em estreia nacional

leiria-film-fest-quatro-premios-sophia-no-festival-que-ja-nao-e-so-do-bruno-e-da-catia
"By Flávio", com Ana Vilaça, é exibido no sábado em sessão especial com o realizador Pedro Cabeleira
DR

Quatro realizadores distinguidos com prémios Sophia, os mais importantes da indústria em Portugal, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema, vão encontrar-se com o público durante a décima edição do Leiria Film Fest, que é a maior de sempre e decorre entre 10 e 15 de Maio, no Teatro Miguel Franco.

A abertura oficial do festival de curtas, na próxima quarta-feira, acontece às 18 horas, com exibição de quatro filmes de Gonçalo Almeida e conversa com o realizador, vencedor do Sophia para melhor cartaz em 2021 e nomeado em 2022 na categoria de melhor curta de ficção.

A outra retrospectiva incluída no programa do Leiria Film Fest em 2023 é dedicada a David Bonneville, em parceria com o Cinemax, da RTP, abrange oito curtas e tem início às 17:30 horas, no sábado, 13 de Maio, também com a participação do realizador e argumentista, que assinou a longa O Último Banho, prémio Sophia em 2022 de melhor filme, melhor argumento original e melhor direcção de arte, além da nomeação para melhor realização.

No regresso do Leiria Film Fest, Gonçalo Almeida e David Bonneville são membros do júri, ao lado de Álvaro Romão (realizador e argumentista), Ana Vilaça (actriz e argumentista), Miguel Rico (crítico de cinema), Paulo Peralta (crítico de cinema) e Rita Capucho (produtora e curadora).

O certame fundado e dirigido por Bruno Carnide e Cátia Biscaia, que partilham a função de programadores com o jornalista e crítico de cinema Tiago Alves, conta ainda com a colaboração de Pedro Tomás, Rui Pereira, Tobias Monteiro, Marcos Paixão, Paulo Graça, Tiago Iúri, Jorge Bernardes, Luís Carvalho e Miguel Samarão.

“Do ano passado para este ano triplicámos a nossa equipa de trabalho”, salienta Bruno Carnide. O crescimento da estrutura “vai no sentido de que o festival ganhe a sua própria identidade” e seja mais do que o festival “do Bruno e da Cátia”.

Ao longo de seis dias, está confirmada a presença de 27 realizadores, entre eles outros dois vencedores de prémios Sophia: Mónica Santos, que se apresenta no Leiria Film Fest com Palma (ficção) e O Casaco Rosa (animação), e Bruno Simões, que concorre com A Boneca de Kafka (animação).

“Começa a perceber-se que é um festival importante dentro do circuito”, acredita Bruno Carnide. O actor Pedro Carmo também vai passar por Leiria, para a estreia mundial da curta De Outro Sítio, que protagoniza e que realizou com Pedro Marnoto. “Vamos ter pela primeira vez uma zona lounge no Mercado de Sant’Ana, um espaço aberto ao público, em que os convidados se vão poder encontrar e conversar”. E se há quem considere que o melhor de um festival de cinema são os contactos e o que acontece fora da sala, no intervalo das sessões, no sábado, já depois da leitura de palmarés, a noite só termina na Stereogun, com a festa de comemoração do décimo aniversário do Leiria Film Fest.

Ao todo, serão exibidos 89 filmes, incluindo quatro curtas nomeadas aos Sophia 2023: Ice Merchants, O Casaco Rosa, O Homem do Lixo e By Flávio.

Na selecção oficial de 54 curtas em competição consta Ice Merchants, de João Gonzalez, nomeada aos Óscares, e ainda outra obra que também recebeu a nomeação para os Prémios da Academia, The Red Suitcase, proveniente do Luxemburgo, do realizador Cyrus Neshvad, uma estreia em Portugal.

Há filmes oriundos de Espanha, Luxemburgo, Estónia, Paquistão, Itália, Taiwan, Turquia, Colômbia, Suíça, Polónia, Estados Unidos, Suécia, Croácia, Índia, Reino Unido, Peru, Cabo Verde e Alemanha, além de Portugal – e estão anunciadas sete estreias mundiais e mais de 20 estreias nacionais.

As sessões competitivas começam logo na noite de quarta-feira, 10 de Maio. Pela primeira vez, existe competição de filmes para crianças, em que serão os mais novos a votar. Noutra novidade face ao ano passado, é retomada a selecção de filmes de estudantes do Politécnico de Leiria.

Na décima edição, o Leiria Film Fest inclui competição nacional e internacional de ficção, animação e documentário, além da mostra de filmes de Leiria (uma dezena) e de várias sessões para escolas.

O programa, com o apoio do JORNAL DE LEIRIA, contempla, ainda, uma conversa com o realizador Pedro Cabeleira, e, no m|i|mo, uma oficina de animação para crianças e uma visita (para todas as idades) aos espaços não visitáveis do museu.

“Estamos a viver uma época muito acelerada enquanto sociedade e isso reflecte-se no impacto que as curtas estão a ter”, comenta Bruno Carnide, para quem o Leiria Film Fest continua a mostrar “histórias que tocam”, volvidas dez edições. “Cada vez mais o formato curta pode ser comparado a um poema e o formato longa a um romance. Todos têm espaço”.