Sociedade
Leiria manifesta pesar pela morte do “Papa dos pobres”
Câmara Municipal recorda a liderança espiritual de Francisco, que tocou “milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo os portugueses”

O Município de Leiria associa-se ao luto da comunidade católica mundial, pela morte do Papa Francisco, e expressa as condolências “à Santa Sé, à Igreja Católica e a todos os fiéis que, em Portugal e no mundo, partilham este momento de perda e de profunda comoção”.
Na mensagem de pesar enviada às redacções, a autarquia destaca a luta incansável do Pontífice na promoção e defesa da dignidade humana e pela sua ligação a Fátima.
“Conhecido como o "Papa dos pobres", Francisco será sempre lembrado pelo seu olhar compassivo, pela sua proximidade com o povo e pela defesa incansável da dignidade humana, do diálogo inter-religioso, da justiça social e do cuidado com a Casa Comum”, refere o documento.
Segundo informações divulgadas esta segunda-feira pelo Vaticano, o funeral do Papa Francisco deverá realizar-se dentro de nove dias e o conclave para eleger o seu sucessor dentro de um mês.
Nascido em Buenos Aires, a 17 de Dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.
O Papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de Março. A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer.