Viver
Leiria mantém curadores da cultura e contrata Luís Osório
Villa Portela vai ter curadoria de arte contemporânea
O músico Daniel Bernardes vai continuar a coordenar a Leiria Cidade Criativa da Música Unesco, por decisão do município, que também pretende manter toda a restante equipa de curadores, segundo a vereadora Anabela Graça, que confirma o acordo com o escritor Luís Osório para dirigir um ciclo de conversas em que os primeiros convidados são Manuel Sobrinho Simões (médico e investigador) e Luís Portela (presidente da Fundação Bial).
No ano passado, pela primeira vez, a Câmara de Leiria anunciou a contratação de curadores para a programação cultural de iniciativa do município, cujo trabalho vai prolongar-se em 2023, com Daniel Bernardes na Leiria Cidade Criativa da Música, Luís Filipe Castro Mendes (antigo ministro da Cultura) no festival de poesia Ronda, Bruno Carnide e Cátia Biscaia no m|i|mo – museu da imagem em movimento (cinema e vídeo arte) e Adélio Amaro (presidente do Cepae – Centro de Património da Estremadura) na cultura popular.
A continuidade de Gui Garrido – que, no castelo, assumiu a curadoria do Ágora, um projecto da cooperativa Ccer Mais – é desejada, mas, segundo Anabela Graça, depende de uma reunião entre as duas partes.
Por outro lado, quando estiver concluída a obra da Villa Portela, adjudicada em Janeiro de 2022 com prazo de execução de 540 dias, a vereadora com o pelouro da cultura na Câmara de Leiria admite a indicação de mais uma pessoa, especializada em arte contemporânea, também para assegurar funções de curadoria.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.