Viver

Leiria recebe exposição de Sofia Areal, que presta homenagem a Jorge Silva Melo

13 jan 2023 09:28

A exposição Diálogos Visuais vai ocupar o Banco das Artes Galeria (BAG) durante cerca de três meses

leiria-recebe-exposicao-de-sofia-areal-que-presta-homenagem-a-jorge-silva-melo
Natural de Lisboa, Sofia Areal iniciou formação em Inglaterra
DR

Sofia Areal (Lisboa, 1960) está representada em colecções públicas e privadas de entidades como o Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação de Serralves, a Fundação Oriente ou a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea.

Diálogos Visuais, com curadoria de Martim Brion, abre em Leiria no próximo mês.

A exposição é inagurada a 11 de Fevereiro e fica disponível para o público até 22 de Maio.

Diálogos Visuais conta com cerca de 50 obras de Sofia Areal, em tela e papel, de diversos anos, com principal foco nos trabalhos a partir de 2010, sendo que a grande maioria pertence à colecção Areal de Brion.

Uma parte importante das obras presentes nunca foram apresentadas publicamente”, refere a nota de divulgação.

A exposição evoca o encenador e dramaturgo Jorge Silva Melo: “Um dos grandes do campo visual em Portugal, que faleceu recentemente, e ao qual gostaríamos de prestar homenagem. Areal e Silva Melo tinham uma amizade muito forte de vários anos e trabalharam juntos por diversas vezes. O ponto culminante da sua relação foi o filme realizado por Silva Melo sobre a obra de Areal, que faz parte de uma série de filmes sobre artistas portugueses”.

Por outro lado, numa ligação à literatura e à pintura, serão acrescentadas várias citações ao espaço expositivo, de autores como Cesare Pavese ou Cesário Verde e de artistas como Pablo Picasso.

“Esta exposição foca-se na cor e nas suas interacções entre os diferentes conjuntos de cores, os materiais utilizados para produzir a cor, o material que absorve a cor, a forma como as diferentes obras interagem entre si e as diferentes salas”, refere o comunicado de imprensa.

Sofia Areal iniciou formação artística no Herefordshire College of Art & Design, no Reino Unido, na década de 70, e, em Portugal, nos anos 80, frequentou os ateliês de pintura e gravura do Ar.Co, entre 1981 e 1983.

Expõe colectivamente desde 1982 e individualmente desde 1990. Tem desenvolvido o seu trabalho na pintura, desenho, colagem, ilustração, design gráfico, desenho têxtil e cenografia.