Sociedade

Leiria recolheu quase 500 animais errantes em 2025

10 jan 2026 10:00

Centro de Recolha Oficial de Leiria realizou 454 adopções

leiria-recolheu-quase-500-animais-errantes-em-2025

O Centro de Recolha Oficial de Leiria (CRO) recolheu 499 animais errantes, tendo sido realizadas 454 adopções, “um número que evidencia o sucesso das campanhas de sensibilização e colaboração da comunidade”, assume a Câmara de Leiria.

Segundo a autarquia, no mesmo período, foram esterilizados 467 animais através do CRO Leiria e do Regulamento Especial de Esterilização do Município de Leiria e 713 animais foram identificados electronicamente pelo serviço médico-veterinário do Município de Leiria.

Em termos comparativos, no ano de 2024 foram recolhidos 313 animais, registaram-se 355 adopções, 431 esterilizações e 582 animais identificados electronicamente.

O CRO “tem contribuído significativamente para a identificação, esterilização e adopção de animais no concelho, através de um trabalho consistente, que se reflecte nos resultados alcançados”.

O Município de Leiria salienta o seu “compromisso contínuo com a protecção animal, promovendo políticas públicas assentes na adopção responsável, esterilização e identificação eletrónica, pilares essenciais para a construção de uma comunidade mais consciente e amiga dos animais”.

A autarquia informa que o Centro de Recolha Oficial de Leiria pode ser visitado por qualquer cidadão, sem marcação prévia, durante o seu horário de funcionamento.

As visitas permitem interagir com os animais, esclarecer dúvidas junto da médica veterinária e, eventualmente, adoptar um animal.

A adopção é um processo gratuito para o adoptante, sendo que o CRO Leiria oferece o microchip, a vacina da raiva (no caso dos canídeos) e a esterilização dos animais adoptados.

Este trabalho tem contado com o apoio fundamental dos Bombeiros Sapadores de Leiria, do Comando Distrital da PSP de Leiria e do Comando Territorial da GNR de Leiria e Associações zoófilas do concelho (AZL, Desprotegidos e ComGarra), cujas contribuições têm sido determinantes para resgatar, proteger e garantir um futuro digno aos animais do concelho.