Economia
Lisboa está na moda, turismo na região Oeste ganha com isso
A dois passos de Lisboa, a zona Oeste está a beneficiar do maior afluxo de turistas à capital. Os empresários ouvidos antevêem um bom ano
Em Janeiro, a área metropolitana de Lisboa registou quase 635 mil dormidas, o que faz dela a região do País mais procurada por turistas, sobretudo estrangeiros (441 mil). O aumento do fluxo turístico à capital está a beneficiar a zona Oeste, devido à sua proximidade a Lisboa e à diversidade de oferta.
Para Rita Leão, a notoriedade que Portugal tem conquistado nos mercados estrangeiros “tem favorecido em muito o turismo em Lisboa e no Porto, essencialmente pela quantidade de serviços turísticos que se concentram num pequeno território”.
Devido à sua diversidade, estes territórios apresentam grande poder de atracção, o que “permite captar a atenção de vários nichos de mercado”.
A responsável do Real Abadia Hotel, em Alcobaça, afirma que a região Oeste “começa a beneficiar” com isso, mas entende que poderia beneficiar “muito mais” se fossem desenvolvidas estratégias de marketing conjuntas.
“Os impactos que se começam a sentir são positivos: o número de reservas cresce, a duração média de estadia também e o gasto médio por turista aumenta, especialmente em Lisboa e no Porto. No Oeste o impacto ainda é reduzido. Esta é uma realidade que pode ser potenciada”, defende.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.