Sociedade
Maior museu ao ar livre de citrinos já tem 78 espécies
Terra dos citrinos, nas Meirinhas, tem novas árvores
A Citrinolândia é o maior museu ao ar livre dedicado aos citrinos e conta agora com 78 espécies destas árvores. No último fim-de-semana, foram plantadas 33 novas espécies, neste espaço localizado na freguesia das Meirinhas, concelho de Pombal.
Promovida pelo município de Pombal e pela freguesia local, em colaboração com as empresas Umbelino Monteiro, D Travel, Hotel do Cardal e Palomas, a plantação é um projecto de colecção e cultivo de uma elevada variedade de citrinos. Segundo a Junta de Freguesia das Meirinhas este é também um centro de investigação científica, educação ambiental e promoção da sustentabilidade.
O espaço apresenta várias espécies de citrinos, representando todas as regiões do mundo, sendo possível encontrar clementinas, limões, laranjas, tangerinas, yuzu ou pomelos e além de um conjunto raro dedicado aos bonsais de citrinos.
Segundo informação da autarquia local, pretende-se criar laboratórios ao ar livre com inovações em plantas e vocação formativa na área da produção e optimização das culturas, e ainda uma “expert zone” dedicada à promoção de novas espécies para a cozinha e uma área de educação ambiental para a população escolar.
No futuro, a meta será constituir o único espaço europeu com mais de 100 espécies de citrinos e de acesso gratuito para o público.
A Citrinolândia localiza-se na zona do Vale da Fonte, em Palão, ocupa uma área de três mil metros quadrados e está integrada na Rota das Fontes.