Sociedade

Mil e quinhentos voluntários ajudam Banco Alimentar a lutar contra a fome

21 nov 2022 15:38

Campanha de recolha de alimentos acontece no próximo fim-de-semana

mil-e-quinhentos-voluntarios-ajudam-banco-alimentar-a-lutar-contra-a-fome
Crise e aumento explosivo de preços faz descer contributos para matar a fome a famílias carenciadas
Banco Alimentar Contra a Fome

O Banco Alimentar Contra a Fome de Leiria-Fátima, no próximo fim-de-semana, dias 26 e 27 de Novembro, participa na 40.ª campanha de recolha de alimentos, coordenada pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.

Os voluntários estarão à porta dos supermercados da região, devidamente identificados, para recolher alimentosque serão entregues às famílias mais carenciadas.

A campanha decorre também na internent no site  https://www.alimentestaideia.pt/.

O Banco Alimentar Contra a Fome de Leiria-Fátima actuará nos concelhos de Leiria, Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande, Ourém, Pombal, Figueiró dos Vinhos, e Pedrógão Grande em mais de 80 superfícies comerciais e os alimentos recolhidos serão distribuídos nas áreas geográficas de recolha.

Fonte do Banco Alimentar refere que, devido à grave crise inflacionistaem consequência da pandemia e da invasão russa da Ucrânia, há "cada vez mais solicitações e cada vez menos doações, devido à subida de preços dos alimentos".

"Toda a ajuda é bem-vinda, pois há cada vez maiores necessidades", resume a mesma fonte.

Os alimentos doados serão integrados um plano semestral, com distribuição mensal a mais de 60 instituições beneficiárias, entre IPSS e Conferências de São Vicente de Paulo, que acolhem, cuidam e assistem pessoas carenciadas, nas mais diversas valências da solidariedade social, na região de Leiria.

"Nesta campanha contamos com cerca de 1.500 voluntários, nas lojas, armazém e transportes, coordenados por chefes de equipas, identificados com camisolas do Banco Alimentar. O transporte, dos locais de recolha para o nosso armazém em Parceiros [Leiria], é assegurado por viaturas cedidas por empresas e entidades, também identificadas", refere o Banco Alimentar em comunicado.