Sociedade

Netflix quer fazer documentário sobre jovens de Leiria que processaram 33 países pelas alterações climáticas

4 jan 2022 14:03

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos aceitou, como “prioritária” uma acção interposta por seis jovens portugueses

netflix-quer-fazer-documentario-sobre-jovens-de-leiria-que-processaram-33-paises-pelas-alteracoes-climaticas
Mariana, Catarina, Martim e Cláudia
DR

Foi em Dezembro de 2020, que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos aceitou, como “prioritária” uma acção interposta por seis jovens portugueses - quatro de Leiria - contra 33 países, entre eles Portugal -, por falta de acções para impedir as alterações climáticas, e exigindo que os países reduzam as emissões de gases de estufa em 65% até 2030.

Cláudia, Mariana e Martim são três irmãos de Leiria que se juntaram a Catarina, outra amiga, também natural da cidade, e ainda a André e a Sofia, residentes em Lisboa.

Segundo a NPR, a acção contra os 33 estados captou a atenção da actriz Angelina Jolie, embaixadora da Boa Vontade da Agência de Refugiados da ONU, que contactou a GLAN e convidou Sofia a colaborar num livro acerca de direitos das crianças, e também de uma equipa de documentaristas austríaca, associada à Netflix que também terá contactado os jovens para realizar um documentário.

Neste processo, os jovens portugueses têm o apoio da GLAN, uma ONG, e de advogados britânicos, incluindo o escritório Marc Willers QC, especialista em legislação ambiental e de mudança climática.

Os países argumentaram contra a acção, espoletada pelos incêndios de 2017, que mataram quase 100 pessoas em Portugal, mas o tribunal rejeitou o recurso em Fevereiro do ano passado e deu-lhes até Maio para apresentarem uma defesa.

O caso prossegue em apreciação com os jovens a terem, agora, de apresentar contra-argumentos até Janeiro de 2022. 

Países visados no processo
Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Alemanha, Grécia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Croácia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Letónia, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, República Eslovaca, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, Turquia e Ucrânia