Viver
Ninfas do Lis. Próximo disco reúne canções do repertório de Zeca Afonso
Coro feminino comemora 20 anos em 2023 e acaba de editar Itinerantur
Quando José Afonso gravou “Tu gitana” no álbum Galinhas do Mato, de 1985, pela voz de Helena Vieira, aproveitou a música que tinha escrito (e cantado) na década de 60, ainda em Coimbra, com letra extraída do Cancioneiro de Elvas, do século XVI. O resultado “é lindíssimo”, comenta Mário Nascimento, maestro das Ninfas do Lis – o coro de Leiria prepara-se para editar no próximo ano, em que se assinala meio século desde a revolução de 1974, um novo disco, preenchido inteiramente por temas do repertório de Zeca, entre os quais se encontra “Tu gitana”, ao lado de êxitos como “Canção de embalar” ou “Venham mais cinco”.
“Era uma ideia que já tínhamos, mesmo antes de pensarmos que seriam as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Então, aos poucos, comecei os arranjos”, explica Mário Nascimento ao JORNAL DE LEIRIA.
A autorização dos detentores dos direitos demorou “ano e meio”. Desde o início do projecto, em 2019, as Ninfas do Lis já mostraram trabalho ao vivo, no entanto, só em 2024, provavelmente, será possível ir para estúdio e, depois, lançar o CD, o sexto na discografia do coro feminino, que ensaia no Centro Associativo Municipal.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.