Economia

Nova Direcção dos Caminhos de Fátima quer consolidar rotas e conciliar condições com os Caminhos de Santiago

25 jan 2023 12:30

Eleições aconteceram em Dezembro e Pombal mantém-se na presidência

nova-direccao-dos-caminhos-de-fatima-quer-consolidar-rotas-e-conciliar-condicoes-com-os-caminhos-de-santiago
Pedro Pimpão, em representação do Município de Pombal, lidera a Direcção da ACF
ACF

O Conselho Geral da Associação Caminhos de Fátima (ACF) elegeu os novos órgãos sociais para o triénio 2022/2025 a partir de uma lista única que aposta na continuidade.

Assim, na presidência da Direcção mantém-se o Município de Pombal, representado pelo presidente desta autarquia do distrito de Leiria Pedro Pimpão, enquanto as vice-presidências cabem aos municípios de Santa Maria da Feira e de Ourém, representados, respectivamente, pelo presidente da Câmara Emídio Sousa e pela vice-presidente da Câmara Isabel Costa.

Como prioridades a nova Direcção elegeu a conclusão, em 2023, da criação, sinalização e promoção do trajecto principal das peregrinações a Fátima, o Caminho do Centenário (Gaia – Fátima).

A principal meta deste esforço, além, da promoção do turismo religioso, uma das maiores vertentes desta fileira, a nível mundial, é tornar a rota mais segura para peregrinos e caminhantes, em especial nas principais peregrinações, além da criação de meios, produtos e suportes de comunicação e divulgação dos percursos e do projecto.

A ACF irá continuar a colaborar na gestão da Rota Carmelita, percurso originalmente criado e desenvolvido pela Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, que liga Coimbra a Fátima, num itinerário seguro e atractivo em termos naturais e culturais, através dos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém.

A criação de parcerias privilegiadas com o Centro Nacional de Cultura, Turismo de Portugal, Santuário de Fátima, autarquias, associações de peregrinos, autoridades governamentais, de segurança e protecção civil, para avançar com o mesmo modelo em outros Caminhos de Fátima do País e conciliar condições com os Caminhos de Santiago.

Na presidência da Mesa do Conselho Geral mantém-se o Município de Coimbra, ficando como secretários Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha.

Por sua vez, no Conselho Fiscal mantém-se a presidência no Município de Anadia, sendo os secretários Mealhada e Leiria.

A ACF é uma instituição cujos objectivos principais, são o fomento e a defesa dos Caminhos de Fátima em todas as suas dimensões, o apoio a peregrinos e caminhantes dos Caminhos de Fátima e toda a defesa e promoção do património cultural e natural destes percursos.

Criada em 2016, é constituída pelas autarquias de Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém.