Sociedade
“O IC2 está num estado miserável!”
Obra orçamentada em 16 milhões de euros
O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão (PSD), imputou as culpas do actual estado de degradação do Itinerário Complementar 2 (IC2) “ao ministério com responsabilidades na gestão das Infraestruturas de Portugal (IP)”.
O autarca respondeu assim a uma interpelação do vereador socialista Luís Simões, durante o período antes da ordem do dia em reunião da Câmara Municipal, que o questionou se estavam a decorrer negociações com os proprietários de imóveis contíguos à via.
“O senhor presidente da câmara provocou alarme junto dos donos dos terrenos!”, acusou o vereador da oposição, recordando que Pimpão afirmou publicamente que a obra estaria em “fase de expropriações”.
A expressão utilizada, entende Simões, parece indicar que não haverá quaisquer acordos com os proprietários.
Pedro Pimpão garantiu que o processo não está finalizado e que está a decorrer um trabalho de cooperação entre a autarquia e a IP, para encontrar soluções com quem se sente lesado pelo novo perfil do IC2.
Em 2018, o Município de Pombal assinou um protocolo com a IP, comprometendo- se a financiar o projecto de requalificação da via.
“O Governo não teve essa proactividade de avançar no IC2, como fez em Leiria e em Condeixa, e o município entendeu que deveria avançar e financiar um projecto que é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal!”, argumentou o presidente da câmara.
Em relação ao uso do termo “expropriações”, explicou que, quando o actual executivo tomou posse, a obra estava nas “Especialidades”.
“A última parte desta fase é o ‘Projecto de Expropriações’, cuja primeira parte é a negociação. Quem tem de a fazer é a IP e não nós!”, resumiu, lamentando um “comunicado público” do PS sobre o tema das expropriações “sem nada perguntarem à autarquia, quando não temos responsabilidades e estamos empenhados em encontrar soluções para a vida das pessoas.”
Os vereadores do PS recusaram a existência de tal comunicado e pediram à autarquia que apoie mais os proprietários.
O número
16
orçamento para a empreitada de
requalificação do IC2. “É uma
obra imprescindível, que tem de
ser executada no âmbito do PRR
este ano”, avisou o presidente da
Câmara de Pombal, Pedro
Pimpão