Economia
Óbidos vai ter uma academia internacional dedicada à pastelaria e à chocolataria
Presidente do Turismo de Portugal afirma que este é o arranque da requalificação das 12 escolas de Hotelaria e Turismo do País
A vila de Óbidos vai acolher a Academia Internacional do Chocolate, na sua Escola de Hotelaria e Turismo. Este é o resultado de um protocolo entre a Câmara Municipal de Óbidos e o Turismo de Portugal.
A cerimónia de apresentação do projecto decorreu na passada sexta-feira, dia 15 de Março, no Festival Internacional do Chocolate em Óbidos.
O projecto implica um investimento de 1,2 milhões de euros e tem como objectivo requalificar a escola de hotelaria de Óbidos, que terá novas instalações antiga escola primária de Óbidos.
O custo desta obra deve-se à necessidade de modernizar vários equipamentos, uma vez que a escola será “vocacionada para a área da pastelaria e da chocolataria”, explicou Ana Paula Pais, responsável pela direcção de gestão e competências e capacitação das escolas de turismo.
A autarquia prevê que a requalificação esteja concluída em 2025, e o objectivo, segundo Daniel Pinto, director da escola, será afirmar a escola como uma referência ao nível da chocolataria, sem nunca esquecer a ligação ao Festival do Chocolate, que se realiza anualmente na vila.
Já o autarca de Óbidos, Filipe Daniel, afirma, em nota de imprensa que a Academia do Chocolate é uma aposta que vai fazer a diferença e agradeceu ao Turismo de Portugal “por acreditar que Óbidos é um destino onde se podem gerar as condições de excelência”, apostando num território cada vez mais sustentável e “mais amigo de todos”, o que vai levar a um “futuro promissor para todos os jovens”.
“O crescimento do turismo de forma inteligente, sustentável e responsável tem de estar assente na qualificação dos recursos humanos”, disse, por seu turno, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.