Desporto
Pedro Morouço eleito director da Federação Portuguesa de Natação
Docente do Instituto Politécnico de Leiria fica responsável pelo pelouro da formação.
Pedro Morouço foi eleito director da área de formação da Federação Portuguesa de Natação, assumindo como principal responsabilidade aprimorar e desenvolver o plano de formação federativo.
O docente e investigador do Instituto Politécnico de Leiria foi também recentemente nomeado para a Direção da International Society of Biomechanics in Sports e ainda este mês lançou o livro Natação e atividades aquáticas: pedagogia, treino e investigação, em co-autoria com Nuno Batalha, da Universidade de Évora, e Ricardo Fernandes, da Universidade do Porto.
Este novo desafio é na área em que, desde cedo, Pedro Morouço investe em investigação. "Ser em simultâneo director da Federação Portuguesa de Natação e da International Society of Biomechanics in Sports permite aproximar a ciência da prática promovendo a transferência do conhecimento para os diferentes actores da modalidade e, simultaneamente, consciencializar os treinadores dos avanços científicos que podem contribuir para a sua atuação", explicou o investigador.
Pedro Morouço é docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), e responsável pelo Grupo de Investigação em Biofabricação do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp).
Em 2005 começou a colaborar pro bono com a Associação de Natação do Distrito de Leiria, sob a alçada da Federação Portuguesa de Natação. Sem grande apoio financeiro começou a fazer investigação na Federação, nomeadamente na avaliação dos desportistas federados, através, por exemplo, do desenvolvimento de sistemas de vídeo submersos.
Posteriormente Pedro Morouço atualizou o seu sistema de câmaras, adquirindo um total de quatro câmaras sincronizadas, duas acima e duas debaixo de água.
Este trabalho resultou em cerca de dois anos de investigação, em que Pedro Morouço viajou entre complexos desportivos na região, reunindo dados qualitativos e quantitativos, no sentido de estabelecer maior proximidade com os treinadores e influenciar positivamente o desempenho dos atletas.
As investigações progrediram e em 2014 foi o vencedor do Hans Gros New Investigator Award, com os seus estudos em torno da performance em natação de elevado nível.
Em 2007 torna-se docente em Biomecânica do Desporto no Politécnico de Leiria. Em 2009 fez o mestrado na Universidade do Porto, e em 2012 o doutoramento na Universidade da Beira Interior, na área da melhoria da performance dos nadadores recorrendo a uma abordagem biomecânica e fisiológica.
Durante este período trabalhou de perto com a Federação Portuguesa de Natação, colaborando para constituir uma equipa de avaliação e controlo, onde era responsável pelo fornecimento da avaliação cinética.