Sociedade

Plano de Mobilidade garante mais inclusão em Castanheira de Pera e prevê reordenamento do trânsito e melhoria da circulação pedonal

12 out 2024 10:00

O PAMUS contempla a utilização de “modos suaves” de transporte

plano-de-mobilidade-garante-mais-inclusao-em-castanheira-de-pera-e-preve-reordenamento-do-transito-e-melhoria-da-circulacao-pedonal
Plano ainda está na fase de estudo prévio
Ricardo Graça

Com um prazo de execução até 2027, o plano visa beneficiar arranjos urbanísticos de relevo, eliminando-se declives e barreiras condicionantes à boa acessibilidade e circulação pedonal e melhorando-se as condições de segurança, conforto e fluxo dos residentes e transeuntes na Praça Visconde de Castanheira de Pera, ao largo dos Paços do Concelho.

"Numa visão mais abrangente, as intervenções previstas no PAMUS combinam-se com outros projectos de reabilitação e regeneração urbana projectados para aquela zona nobre e central da vila, com destaque para as obras previstas de requalificação do Mercado Municipal", informa ainda a autarquia.

O reordenamento do fluxo do trânsito automóvel no perímetro urbano da vila eliminará os pontos conflituantes com a circulação pedonal ou a falta de estacionamento, prevendo-se a extensão de troços de vias de sentido único, respetivamente na Rua dos Bombeiros Voluntários, Rua Silva Bernardes, Rua João Bebiano, Rua Dr. José Fernandes de Carvalho e na Avenida de São Domingos.

O PAMUS prevê também a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável nas zonas urbanas, através da valorização de “modos suaves” que potenciem o uso de transportes públicos, a melhorias das condições de circulação pedonal e a criação de ciclovias.

"A transição modal para sistemas de mobilidade mais limpos e seguros procura responder a critérios de sustentabilidade ambiental, prosseguindo uma estratégia de baixo teor de carbono e de redução do consumo de combustíveis fósseis, relacionada com os impactos negativos da poluição atmosférica e sonora nos centros urbanos, assim como a eliminação de pontos de conflito entre o trânsito automóvel e a circulação pedonal", esclarece a câmara.

Para a utilização de “modos suaves” de transporte, o projecto contempla ainda aquisição e implementação de um sistema de bicicletas públicas partilhadas.

No próximo dia 26 está prevista nova sessão de esclarecimento aberta à população.